Bolsonaro deixa Planalto como líder da direita para 2024 e 2026

0

Jair Bolsonaro. Foto: Gustavo Moreno

Por Mayara Oliveira e Flávia Said

Jair Bolsonaro (PL) deixou, no 31 de dezembro de 2022, o comando do Palácio do Planalto após quatro anos à frente da Presidência da República. Apesar de ter sido derrotado nas urnas e se tornar o primeiro presidente a tentar a reeleição e fracassar, ele deixará o comando do Executivo federal com direitos assegurados a todos os ex-presidentes, além de um espaço assegurado na legenda pela qual tentou ser reeleito, o Partido Liberal (PL).

Pela primeira vez em 34 anos, Bolsonaro não tem mais um cargo político. Para além dos benefícios do cargo que ocupou e da aposentadoria a que tem direito pela Câmara dos Deputados, ele deve assumir o posto de líder da direita para as próximas eleições. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, acertou que o partido bancará as despesas de Bolsonaro a partir de 2023. Ele será convidado para ser presidente de honra da sigla. O PL deve ainda pagar um salário mensal para o futuro ex-presidente.

Oposição

A ideia é de que o capital político acumulado permita que Bolsonaro atue como a “principal liderança política da oposição” durante o terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em transmissão ao vivo na última sexta-feira (30/12), horas antes de embarcar para um período sabático nos Estados Unidos, Bolsonaro sinalizou que seguirá firme na oposição ao PT. Ele disse que o governo de Lula já começa “capenga”, mas que não irá “jogar a toalha” e “deixar de criticar” a nova gestão. E ainda afirmou que o “mundo não vai acabar no dia 1º de janeiro”, data em que tem início o governo Lula.

A primeira missão de Bolsonaro já como ex-presidente será ajudar o PL a crescer nas eleições municipais de 2024. Dono das maiores bancadas no Congresso Nacional, o partido não teve bom desempenho nas eleições de prefeitos em 2020, quando elegeu apenas 345 políticos municipais — sexta maior quantia entre os demais partidos e nenhuma capital na lista.

About Author

Deixe um comentário...