BTG/FSB: percepção da economia melhora e brasileiro está mais otimista

0

Foto: iStock

Por Otávio Augusto

A expectativa do brasileiro em relação à economia do país melhorou nos últimos cinco meses, com otimismo relacionado à variação de preços e à conjuntura das finanças. Os dados constam em pesquisa da FSB/BTG Pactual divulgada na segunda-feira (5/9).

De acordo com o levantamento, em abril deste ano, 62% acreditavam que o país vivia crise econômica que seria difícil de superar. Na pesquisa mais recente, de 5 de setembro, o número caiu para 51% — queda de 11 pontos percentuais.

A parcela de entrevistados confiantes no bom momento econômico dobrou no período analisado: saltou de 5% para 10%. O índice dos que avaliam que o Brasil está em crise, mas conseguindo superar, subiu de 32% para 35%.

Sobre a variação de preços, a percepção também melhorou. Em 30 de maio, 95% disseram que os valores aumentaram muito ou um pouco. Em 5 de setembro, esse percentual caiu para 79%, o que representa diminuição de 16 pontos percentuais. O número dos que acham que os preços caíram pouco ou muito saiu de 1% para 13% no período analisado.

Os brasileiros estão mais otimistas também em relação aos preços que serão aplicados no comércio em geral nos próximos três meses. A expectativa em relação ao aumento caiu de 70% para 34% — diferença de 36 pontos percentuais. O índice de pessoas que acham que os valores se manterão passou de 17% para 28%, ou seja, aumento de 11 pontos percentuais.

A parcela de entrevistados que aposta na queda de preços nos próximos três meses saiu de 9%, em maio, para 33%, em setembro — crescimento de 24 pontos percentuais.

O instituto ouviu 2 mil eleitores entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%. A análise foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR 01786/2022.

About Author

Deixe um comentário...