A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou nesta terça-feira (31) a vacinação com dose de reforço para idosos a partir de 70 anos, que concluíram o esquema vacinal com a 2ª dose há seis meses, na Paraíba. A medida foi aprovada em reunião virtual entre os membros da comissão.
Conforme decidido, a vacinação deve seguir as orientações técnicas do Ministério da Saúde sobre, por exemplo, data de início da campanha para este público.
Devem receber a dose de reforço pessoas a partir de 70 anos, de forma decrescente, que fecharam o esquema vacinal há seis meses, ou seja, que receberam a 2ª dose neste período.
Imunossuprimidos também poderão ser vacinados novamente, com a dose de reforço, após 28 dias da aplicação da 2ª dose.
A vacina utilizada para aplicação da dose de reforço será, preferencialmente, a da Pfizer. Dessa forma, a busca ativa para vacinação no público 18+ deve acontecer apenas com a vacina CoronaVac, enquanto a vacina da Pfizer será reservada à dose de reforço.
Além dos idosos e imunossuprimidos que devem receber a dose de reforço, adolescentes e pré-adolescentes com e sem comorbidades também serão vacinados com a vacina da Pfizer, de maneira simultânea, para otimizar o fluxo de vacinação e evitar a perda de doses próximas a se vencerem.
Mary Simon
g1