Uma tartaruga da espécie verde foi encontrada morta por banhistas, na manhã de sábado (3), na praia de Ponta de Campina, em Cabedelo. Esta é a quarta morte de tartaruga registrada pela ONG Guajiru este ano. As tartarugas verdes costumam se alimentar no Litoral paraibano, principalmente na região de Cabedelo.

“Registramos uma tartaruga verde morta em Ponta de Campina. Ela já estava com um certo grau de decomposição. Por isso, não dá para saber o tempo estimado da morte, por conta do mar. Só se fosse analisar, fazer necropsia”, observou a presidente da ONG Guajiru, Danielle Siqueira.

Ela explicou que o animal tinha 104 cm de casco, tamanho que indica ser um animal adulto. “Como estava em avançado estado de decomposição, o animal foi enterrado pelo Corpo de Bombeiros”, disse.

Os principais motivos de encalhe no Litoral paraibano são as redes de pesca e a ingestão de resíduos. “Em 2024, já tivemos quatro registros de encalhe. Todas chegaram mortas. Nosso foco agora está na parte reprodutiva, pois é período de desova”, acrescentou Danielle.

Período de desova vai até julho

A desova das tartarugas verdes começou em novembro e só termina próximo a julho. Porém, nos meses de fevereiro e março ocorrem muitas desovas. É o pico da temporada, quando é necessário um olhar mais atento e cuidado para não ter contato com os animais.

“Nós estamos com um problema nesse período de desova. As tartarugas estão vindo desovar e as pessoas estão espantando porque querem tirar foto, chegar perto”, lamentou a presidente da ONG Guajiru.

A orientação é que as pessoas não se aproximem e nem tenham contato com as tartarugas quando as encontrarem desovando.

População pode informar encalhes em plataforma

A ONG Guajiru, em parceria com o InPact – Instituto de Pesquisa e Ação, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Sudema, criou uma plataforma chamada Sisfaumar.

Nela, qualquer pessoa poderá informar encalhes no Litoral da Paraíba. “A ideia é passar a ter esse banco de dados coletivo para todo o Estado”, destacou a presidente. A plataforma pode ser acessada no link.

About Author

Deixe um comentário...