Descubra fruta popular que desincha e tem mais probiótico que iogurte

0

Os probióticos são microrganismos que desempenham papel fundamental no equilíbrio da microbiota intestinal. Embora o iogurte e outros laticínios sejam destacados como fontes principais de bactérias e leveduras, a ameixa também é uma opção saudável e eficaz para promover a saúde do intestino.

A ameixa tem muitas propriedades nutricionais benéficas para a saúde. Essa fruta fortalece os ossos, por ser rica em vitaminas; estimula a digestão, devido ao alto teor de fibras; e ajuda a manter os músculos em forma. É ainda uma ótima fonte de antioxidantes e tem poucas calorias, sendo uma boa alternativa para perder peso.

Vale citar que a ameixa é conhecida por ser um remédio natural muito útil contra a constipação. Isso porque a fruta contém fibra e sorbitol, nutrientes que auxiliam no trânsito intestinal. Graças ao seu teor de ferro e vitamina C, esse alimento também serve para combater a anemia.

Existem vários tipos de ameixa, como a amarela, a vermelha, a preta e a verde, que se diferenciam principalmente pela quantidade de antioxidantes. A recomendação é consumi-las em saladas de frutas, smoothies, receitas que levam carne ou sobremesas, a exemplo de mousse.

Veja abaixo como preparar mousse light de ameixa:

Mousse light de ameixa
Mousse light de ameixa

Ingredientes

440g de ameixas secas sem caroço
2 xícaras (chá) de água (480 ml)
1 vidro de leite de coco (200 ml)
5 colheres (sopa) de mel
100g de leite em pó
80g de açúcar mascavo
3 claras pasteurizadas em neve (ou leve as comuns ao banho-maria até amornar bem para evitar contaminação por salmonela)
1/2 xícara (chá) de água
150g de açúcar mascavo
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (café) de fermento químico
300g de castanhas de caju torradas

Modo de preparo

Deixe as ameixas de molho na água por 1 hora. Depois, coe e reserve ameixas e água. No liquidificador, bata 1 xícara (chá) da água reservada com as ameixas, o leite de coco, o mel, o leite em pó e o açúcar mascavo até homogeneizar. Transfira para uma tigela e incorpore a clara em neve delicadamente. Distribua em taças ou potes e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

Leve a água com o açúcar mascavo e a baunilha ao fogo médio até começar a caramelizar. Junte o fermento e as castanhas e misture até envolver bem no creme espumoso. Espalhe em assadeira e leve ao forno baixo preaquecido (120 ºC) por cerca de 30 minutos ou até secar. Utilize fria.

Sirva a mousse decorada com as castanhas crocantes.

 

About Author

Deixe um comentário...