Entenda em 5 pontos disputa entre Musk e Moraes e o fechamento do X no Brasil

0

Na montagem, Elon Musk e Alexandre de Moraes - Gonzalo Fuentes e Adriano Machado/Reuters

A rede social X, do empresário Elon Musk, acusou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de ameaçar de prisão seus funcionários e por isso anunciou o fechamento do escritório no Brasil.

O anúncio foi feito no sábado (17) pela própria rede X, antigo Twitter. A empresa afirma na postagem que vai encerrar suas operações no país, em decorrência da ação do ministro, mas que a rede social continuará disponível para os brasileiros.

O STF foi procurado pela reportagem no início da tarde de sábado (17), mas ainda não se pronunciou sobre o caso.

Em 2023, uma disputa semelhante quase levou à retirada do ar do aplicativo de mensagens Telegram. O aplicativo era investigado no inquérito das fake news e não tinha representação legal no Brasil. Moraes então determinou que a empresa indicasse representação legal no país em até 24 horas, sob pena de ser retirado do ar.

No caso do X, Musk encabeçou uma ofensiva pública contra Moraes em abril. O caso teve início com a divulgação do “Twitter Files Brazil”, conteúdo que reuniu e-mails trocados por funcionários da rede entre 2020 e 2022 reclamando de decisões da Justiça brasileira no âmbito de investigações sobre a propagação de notícias falsas e ataques ao sistema eleitoral.

Musk passou a fazer críticas a Moraes no X, o acusou de ordenar censura e ameaçou descumprir decisões judiciais.

Entenda a disputa em 5 pontos:

About Author

Deixe um comentário...