Iraniano é preso na Alemanha por planejar um ataque químico
Por Associated Press
Um iraniano de 32 anos foi preso na Alemanha por suspeita de planejar um ataque com produtos químicos mortais, disseram autoridades no domingo (8).
A polícia e os promotores disseram que o homem e outra pessoa foram detidos durante a noite na cidade de Castrop-Rauxel, a noroeste de Dortmund.
Em um comunicado conjunto, eles disseram que o homem é suspeito de ter planejado um ataque sério motivado pelo extremismo islâmico, para o qual ele teria procurado obter as potentes toxinas cianeto e ricina.
Especialistas vestindo trajes anti-contaminação foram vistos carregando evidências para fora da casa do homem.
Não ficou imediatamente claro o quão avançados estavam os planos para um ataque e se o suspeito havia escolhido um alvo específico.
O jornal tablóide Bild informou que as pistas sobre o suposto plano vieram de uma agência de inteligência aliada ao governo alemão.
Autoridades citaram um oficial de segurança alemão não identificado dizendo que não havia indicação de que o suspeito tivesse agido em nome do Estado iraniano, mas sim de que ele supostamente apoiava um grupo extremista sunita.
Cinco anos atrás, a polícia alemã prendeu um homem tunisiano e sua esposa sob suspeita de planejar um ataque de ricina em nome do grupo Estado Islâmico. Posteriormente, eles foram considerados culpados e condenados a 10 e oito anos de prisão, respectivamente.
Mesmo pequenas quantidades de ricina, que é produzida a partir das sementes da mamona, podem matar um adulto se ingeridas, injetadas ou inaladas.