Jovem morre em SP por falta de maca para pessoas obesas
Por Priscilla Brito
Na quinta-feira (5), um jovem de apenas 25 anos, morreu na entrada do Hospital Geral de Taipas, na Zona Norte de São Paulo. A família afirma que não conseguiu atendimento por falta de macas adequadas para pessoas obesas.
Vitor Augusto pesava 190 quilos e começou a passar mal na manhã desta quinta. A família informou que ele foi atendido na UPA de Perus, mas precisou ser transferido para outros dois hospitais. No entanto, em ambos, o atendimento foi negado pela falta de equipamentos adequados para obesos. O jovem passou pelo Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha e por último, o Hospital Geral de Taipas.
O rapaz aguardou atendimento no hospital de Taipas por três horas e ainda dentro da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) sofreu três paradas cardíacas. Chegou a ser socorrido pela equipe de socorristas, mas não resistiu e morreu.
A mãe de Vitor, Andreia Marcos, desesperada, realizou uma transmissão em tempo real pedindo ajuda. No vídeo, é possível ver a ambulância em que Vitor aguardava ser atendido.
– A saga começou quando meu filho chegou no Hospital Cachoeirinha, onde falaram que não tinha suporte para obeso. Aí eu fiquei louca. Como assim? Se o Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde) mandou a vaga para cá, como que não vão aceitar? – informou a mãe ao G1.
A Secretaria Estadual da Saúde afirmou em nota que já está investigando o atendimento para que sejam tomadas as devidas providências. O caso está sendo apurado pelo 72º Distrito Policial como morte suspeita e omissão de socorro.
– (…) A dor do luto é muito difícil. Mas o que eu quero deixar bem claro para as redes públicas, é que dê suporte a obesos, para que outras mães não venham passar o que eu passei – declarou Andreia.
MÃE PEDE SOCORRO