Lula diz esperar que Trump contribua para mundo mais justo e pacífico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desejou ao novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um mandato exitoso e disse esperar que o governo do republicano contribua para um mundo mais justo e pacífico.
“Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, escreveu Lula no X, na tarde da segunda-feira (20).
Mais cedo, em reunião ministerial, o petista já havia dito que não quer briga com o governo Trump e que espera que os americanos mantenham a sua parceria histórica com o Brasil. Na ocasião, ele disse torcer para que o Trump faça uma “gestão profícua, para que o povo americano melhore.”
Os cumprimentos de Lula seguem uma série de declarações de líderes mundiais em meio à posse de Trump, em Washington. O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, por exemplo, disse que o republicano pode ajudar seu país a alcançar uma paz duradoura e justa.