MP abre investigação contra shopping de Campina Grande após estrutura de vidro de fachada matar mulher

0

Maria do Socorro Silva morreu em shopping de Campina Grande após ser atingida por fachada — Foto: Arquivo Pessoal

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público (MP-Procon) anunciou na terça-feira (28) que abriu um procedimento para investigar a morte de uma mulher de 64 anos que foi atingida por um vidro que caiu da fachada do Partage Shopping, em Campina Grande. De acordo com o diretor regional do MP-Procon, Sócrates Agra, o processo tem foco no direito do consumidor.

Maria do Socorro Silva, de 64 anos, morreu após ser atingida por uma lâmina de vidro que caiu da fachada do Partage Shopping, no domingo (26). A idosa passeava no shopping com uma prima, a filha e a neta dessa prima. As quatro saíam do Partage Shopping e estavam chamando um carro por aplicativo quando o incidente aconteceu.

A lâmina de vidro caiu em cima de Maria do Socorro, que teve morte imediata. A filha de sua prima se machucou, sendo atingida por estilhaços de vidro, mas a situação dela não foi grave.

Segundo o promotor Sócrates Agra, o objetivo do procedimento instaurado é investigar os danos ao consumidor e prevenir novos acidentes. A diretoria regional do MP-Procon também está elaborando uma operação contra estabelecimentos do município para fiscalizar, acompanhar e, em casos de irregularidades, punir.

O promotor Sócrates Agra também afirmou que a operação depende da participação de outros órgãos e está sendo estruturada.

O que diz o Partage Shopping

O portal entrou em contato com o Partage Shopping sobre as investigações do MP-Procon. A empresa se comprometeu a enviar um posicionamento, mas isso não aconteceu até a última atualização desta matéria.

No dia do acidente, o Partage Shopping divulgou uma nota lamentado o ocorrido e se solidarizando com a família. “Prestamos os primeiros socorros no local e acionamos o Samu, mas infelizmente a vítima não resistiu. Também estamos colaborando com as investigações sobre as causas do acidente”, afirmou

O shopping também anunciou que permaneceria fechado na segunda (27) em respeito, luto e solidariedade à família e amigos da vítima.

Outras investigações

O Partage Shopping ficou fechado na segunda-feira (27) e a fachada do prédio passou por uma perícia criminal do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Polícia Civil. No domingo (26), mesmo com o corpo na frente de uma das entradas do shopping, o estabelecimento comercial permaneceu aberto.

De acordo com a perita criminal Luciana Tavares, a fachada vai permanecer isolada e o material que caiu sobre Maria do Socorro foi recolhido para uma análise pericial para identificar qual tipo do vidro, a densidade e o peso da lâmina de vidro para saber de que forma a estrutura atingiu a idosa.

Na manhã da segunda-feira (27), foi iniciada a perícia estrutural, onde foram feitas fotos, análise técnica e pericial de toda a estrutura da fachada do shopping e da cola que sustenta as lâminas de vidro na estrutura metálica. Todos os detalhes serão acolhidos num laudo, realizado pelo Núcleo de Criminalística (Nucrim) da Polícia Civil, que deve ter o resultado divulgado em até 10 dias.

Ainda na segunda-feira (27), houve uma reunião da Defesa Civil, responsáveis pelo shopping e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), onde a Defesa Civil interditou as duas entradas do shopping, localizadas nas avenidas Brasília e Otacílio Nepomuceno, até que estejam 100% seguras.

De acordo com Eliúde Bruno, do Corpo de Bombeiros, foi sugerida uma revisão de toda a estrutura da fachada do shopping.

“A nossa ideia é que toda essa parte de vidraçaria do shopping seja revista por um profissional qualificado, e o quanto antes nós tenhamos uma nota de responsabilidade técnica desta parte, para que a gente não tenha dúvidas. estamos no aguardo dessas notas técnicas ou a possível retirada dessas vidraçarias”, disse.

About Author

Deixe um comentário...