Órgão de jovem que morreu em acidente é doado para mãe dele
Por Thamirys Andrade
Um rapaz de 20 anos pôde salvar a saúde de sua mãe mesmo depois de ele morrer, no hospital Santa Casa de Araçatuba, em São Paulo. Kauan Farias teve morte encefálica na última terça-feira (3) depois de sofrer um acidente de moto. A família autorizou a doação de órgãos do jovem, e sua mãe, Graziele Farias, de 37 anos, foi uma das que recebeu um rim.
Em entrevista ao portal G1, a tia de Kauan, Nayara Furquim do Amaral, relatou detalhes sobre a história. De acordo com ela, os rins da irmã pararam de funcionar em junho de 2018, após uma grave crise de hipertensão.
Desde então, Graziele passou a ter de fazer hemodiálise, e seu filho a acompanhava ao hospital assiduamente. Kauan expressava o desejo de ajudar a mãe doando um rim para ela, entretanto, o processo só seria autorizado por lei quando ele tivesse mais de 23 anos.
Entretanto, Kauan acabou sendo vítima de uma colisão de moto no primeiro dia deste ano e não resistiu.
– Ele dizia que quanto completasse a idade exigida, doaria um rim para a mãe. Minha irmã certamente nem lembrou da intenção do Kauan em doar um rim para ela. Mas, mesmo devastada, não pensou duas vezes em autorizar a doação. Ela queria que um pedacinho dele pudesse salvar outras pessoas – explicou Nayara.
A coleta dos órgãos do rapaz foi feita por cerca de 40 profissionais, e o rim foi direcionado para a mãe dele após exames confirmarem que eles eram compatíveis.
– Ela quis ter para sempre dentro dela um pedacinho do filho – finalizou Nayara.