Posse de Lula: Senado proíbe visitantes e endurece regras de acesso
Por Thamirys Andrade
O Senado decidiu proibir a entrada de visitantes até a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Secretaria de Polícia da Casa divulgou, nesta segunda-feira (26), um comunicado em que cita a necessidade de reforço na segurança da Praça dos Três Poderes “diante dos últimos acontecimentos”.
As medidas adotadas, que valem durante toda a semana que antecede a posse, incluem a obrigatoriedade de servidores, funcionários terceirizados e prestadores de serviços passarem por raio x e detectores de metais antes de entrar nas dependências do Senado. Além de visitantes, também ficarão proibidos de acessar a Casa entregadores de alimentos e motoristas de aplicativos. As entregas e os desembarques de passageiros deverão ser feitos na área externa do Congresso.
Também não será permitida a entrada de correntistas que não trabalhem no Senado nas agências bancárias localizadas na Casa.
– Apenas senadores, servidores, profissionais terceirizados e estagiários poderão utilizá-las – diz o comunicado.
Mais cedo, no Twitter, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que não há lugar no Brasil para atos análogos ao terrorismo.
– As eleições se findaram com a escolha livre e consciente do presidente eleito que tomará posse no dia 1º de janeiro. O Brasil quer paz para seguir em frente e se tornar o país que todos nós desejamos! – escreveu.
*AE