Psicóloga dá dicas para evitar crises e acidentes com crianças autistas

0

Menino de 7 anos caiu de primeiro andar de prédio, em João Pessoa — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Por Luana Silva

A psicóloga Audizélia Santos Araújo, que é especializada em transtorno do espectro autista, deu dicas para que pais de autistas ou responsáveis evitem acidentes como o que aconteceu em João Pessoa na terça-feira (3), em que um menino caiu do primeiro andar de um prédio.

Em outubro de 2022, outro caso aconteceu na capital paraibana. Uma menina autista de 9 anos caiu de um prédio e foi segurada pela vizinha.

A psicóloga explica que esses acidentes podem acontecer porque há uma prevalência alta de alterações sensoriais em autistas. Sons altos, cheiros ou determinados toques podem sobrecarregá-los e fazer com que busquem sair dos ambientes.

“Pessoas com autismo quando inundadas por informações, como sons ou luzes, podem cobrir os ouvidos, evitar ou sair de ambientes”, diz Audizélia.

Por isso, a psicóloga ressalta que é importante instalar grades e telas em locais altos. Ela também recomenda manter remédios, produtos de limpeza e objetos cortantes fora do alcance da criança.

Risco de fuga

Audizélia Santos Araújo acrescentou que autistas têm um risco maior de fuga ou de se perder. A psicóloga orienta que, ao sair de casa, é importante manter a criança com identificação, como nome e contato dos responsáveis.

“A criança pode ter a intenção de ir em algum lugar conhecido, mas ficar confusa ou perdida. Então, identificar a criança com nome, endereço e contato dos responsáveis contribui com a segurança”.

Sobre alterações sensoriais, a profissional diz que cada autista é diferente, portanto, é preciso passar por uma avaliação para entender qual sensibilidade o autista tem. Com isso, é observada a necessidade de adaptações para evitar crises, como o uso de protetores de ouvido.

Menino cai de prédio

Um menino autista e com deficiência visual caiu do primeiro andar de um prédio no bairro de Gramame, em João Pessoa, na manhã da terça-feira (3). Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital de Trauma de João Pessoa.

De acordo com a unidade de saúde, segundo a família, o menino estava com a avó no momento do acidente. Ele recebeu alta médica na tarde da mesma terça-feira em que ocorreu a queda.

About Author

Deixe um comentário...