PT tira presidente da Alece do PDT para enfrentar nome de Ciro em Fortaleza
por Lucas Borges Teixeira
O PT filiou ontem (17/12) o presidente da Alece (Assembleia Legislativa do Ceará), deputado Evandro Leitão (ex-PDT), em um evento em Fortaleza, e deverá lançá-lo à prefeitura da cidade no ano que vem.
O que aconteceu
Leitão deverá enfrentar o prefeito José Sarto (PDT), ex-colega de partido, que busca a reeleição na capital cearense. Filiado ao PDT desde 2009, o deputado foi convidado para mudar de sigla pelo governador Elmano de Freitas (PT) e pelo ministro Camilo Santana (PT), que participaram do evento.
O ato faz parte de um movimento de disputa pela hegemonia do PDT de Ciro Gomes no estado, desde que os dois partidos romperam regionalmente, nas eleições de 2022. Além de Leitão, outros cinco prefeitos do PDT também mudaram para o PT.
“Faço política dessa forma, com esse grupo político, já de algum tempo. Sempre fui desse projeto político, em todos os momentos, seja para resistir ao fascismo e ao bolsonarismo, seja para defender todos os momentos em que a população precisava.” — Evandro Leitão, no ato de filiação
No evento com ares de campanha, o deputado estadual evitou falar de candidatura, mas a indicação é dada como certa. “Não se tem candidatura de uma pessoa, de uma cara, se constrói uma identidade com um grupo de pessoas que tem um pensamento que converge”, disse Leitão, ao lado de Camilo, ex-governador e principal cacique do PT cearense, de quem foi líder do governo na Alece.
Desde que PT e PDT romperam no estado, o partido do presidente Lula (PT) tem levado a melhor e angariado antigos aliados de Ciro Gomes. Além da briga partidária, o PDT-CE passa ainda por uma disputa interna entre os grupos de Ciro e do senador Cid Gomes, seu irmão, que anunciou desfiliação no último mês.
“O que nos une são as boas atitudes no nosso dia a dia. Fico muito feliz e é importantes estarmos unidos nesse projeto. […] Evandro, seja bem-vindo ao PT.” — Camilo Santana, no ato de filiação
Briga no PDT
Em novembro, mais de 40 prefeitos do Ceará pediram desfiliação do PDT após reunião com Cid Gomes, alguns deles rumaram para o PT e é esperado que outros os sigam. Então presidente estadual do partido, Cid havia sido destituído por votação pela executiva nacional pedetista e conseguiu na Justiça retomar o controle local.
Os dois irmãos divergem exatamente em relação à parceria com o PT no Ceará. Cid é a favor da aliança, e Ciro, contra. Ambos estão brigados desde as eleições de 2022.
Entre os dissidentes está ainda Ivo Gomes, prefeito de Sobral, berço político da família Gomes, e irmão mais novo dos dois. A assessoria do prefeito confirmou sua saída e disse que ele vai acompanhar Cid, que também vem ameaçando deixar o partido.