Rússia corta rota de fuga no leste da Ucrânia e diz ter destruído depósito de armas no país
As forças russas explodiram uma ponte que liga a cidade ucraniana de Severodonetsk a uma cidade do outro lado do rio, cortando uma possível rota de fuga de civis, informaram autoridades locais neste domingo (12).
Severodonetsk se tornou o epicentro da batalha pelo controle da região de Donbass, no leste ucraniano, e teve partes destruídas em alguns dos combates mais sangrentos desde que o Kremlin lançou sua invasão, em 24 de fevereiro.
As forças ucranianas e russas ainda lutavam nas ruas neste domingo, disse o governador da província de Luhansk, Serhiy Gaidai.
Os militares russos tomaram a maior parte da cidade, mas as tropas ucranianas permanecem no controle de uma área industrial e de uma fábrica de produtos químicos onde centenas de civis estão abrigados.
Os russos destruíram uma ponte sobre o rio Siverskyi Donets que liga Severodonetsk à sua cidade-irmã Lysychansk, disse Gaidai.
Isso deixa apenas uma das três pontes ainda de pé e reduz a opção de rotas que poderiam ser usadas para retirar civis ou para as tropas ucranianas se moverem a posições a oeste do rio.
Depósito que abrigava armas do Ocidente
Também neste domingo, as forças russas dispararam mísseis de cruzeiro para destruir um grande depósito contendo armas europeias e norte-americanas na região de Ternopil, no oeste da Ucrânia, noticiou a Interfax neste domingo, enquanto combates de rua prevaleciam na cidade oriental de Severodonetsk.
O governador da região de Ternopil disse que um ataque com míssil contra a cidade de Chortkiv, disparado do Mar Negro, destruiu parcialmente uma instalação militar, ferindo 22 pessoas. Uma autoridade local informou que não havia armas armazenadas ali.
A agência de notícia Reuters não pôde confirmar de forma independente os diferentes relatos.
Moscou tem criticado repetidamente os Estados Unidos e outras nações por fornecerem armas à Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, disse no início deste mês que a Rússia atacaria novos alvos caso o Ocidente fornecesse mísseis de longo alcance à Ucrânia para uso em sistemas de foguetes móveis de alta precisão.
Nos últimos dias, líderes ucranianos têm renovado os apelos aos países ocidentais para acelerar as entregas de armas pesadas, à medida que as forças russas atacam o leste do país com artilharia.
Severodonetsk se tornou o epicentro da batalha pelo controle da região industrializada de Donbas, no leste ucraniano, composta pelas províncias de Luhansk e Donetsk. Partes da cidade foram destruídas em alguns dos combates mais sangrentos desde que Moscou começou sua invasão, em 24 de fevereiro.