Janja diz que vários ex-presidentes não deveriam estar em galeria de fotos no Planalto
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, disse na quarta-feira (6) que vários ex-presidentes da República não deveriam ter as suas imagens na galeria de fotos do Palácio do Planalto.
Janja visitou a galeria de fotos no piso térreo do palácio, que foi reaberta após quase dois anos. Ela havia sido totalmente destruída durante os ataques golpistas de 8 de janeiro.
O comentário da primeira-dama foi feito quando ela via a foto de Ranieri Mazzilli, que governou o país por 13 dias logo após o golpe de 1964 —ele era o presidente da Câmara dos Deputados na ocasião.
“Do dia 12 [de abril de 1964] ao dia 15, gente, ele não merece estar aqui. Ah, tem vários que não merecem”, comentou Janja, que logo depois deu um riso e colocou uma das mãos em sua boca.
Janja ainda foi questionada sobre o resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos, que terminaram com a vitória do republicano Donald Trump. Ela, no entanto, disse que não iria “falar nada”.
O Palácio do Planalto reinaugurou na quarta-feira (6), após quase dois anos, a galeria de fotos dos ex-presidentes da República, que fica no piso térreo da sede do Executivo.
O espaço havia sido destruído durante os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Os vândalos jogaram as estruturas de vidro que protegiam as fotos no chão e rasgaram as imagens.
Desde então, a área do palácio onde ficavam as imagens estava coberta por um tapume. Era possível ver por baixo que a galeria estava praticamente pronta, à espera de inauguração, há alguns meses.
O Planalto também removeu alguns tapumes que cobriam parte da parede da recepção. Foi restaurada a estrutura original, com paredes de mármore.
Além das fotos dos ex-presidentes e do atual, Lula (PT), a galeria ganhou uma imagem extra, que mostra o próprio espaço destruído após os ataques golpistas.
Blue Techker I appreciate you sharing this blog post. Thanks Again. Cool.