Bráulio Bessa conta história de paraibana em série documental do Globoplay

0
image

Kalina Lopes, paraibana, participou da série documental de Bráulio Bessa — Foto: Kalina Lopes/Arquivo Pessoal

Estreou nesta quarta-feira (22), no Globoplay, a série documental “Poesia que Transforma”, uma produção, em cinco capítulos, que mostra o poeta popular Bráulio Bessa. O cearense percorre as cinco regiões do país indo ao encontro de pessoas que tiveram suas vidas impactadas por suas poesias, entre elas a de Kalina Lopes, paraibana que largou tudo e, pela poesia de Braulio, foi embora para Bahia.

Morando na Paraíba, Kalina trabalhava em um call center. Por meio do seu supervisor, conheceu o livro “Poesia que Transforma”, de Bráulio Bessa. “Ele que me apresentou. E foi aquele ‘empurrão’ para eu arriscar algo novo na minha vida”, conta Kalina. Decidiu, então, recomeçar. Deixou a Paraíba e foi morar na Bahia, onde vive há mais de dois anos.

Filha de seu Geraldo e dona Ozanete, Kalina é natural da cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa, e é a única mulher entre os cinco filhos do casal. “A mais velha e mais sonhadora”, destaca.

“Sempre gostei da Bahia. Aos 15 anos viajei pela primeira vez para Salvador. E desde então me apaixonei por aquele lugar, me identifiquei muito com a cidade com a energia daquela terra”, ressalta.

Bráulio Bessa durante gravação da série documental Poesia que Transforma — Foto: Globoplay/Reprodução
Bráulio Bessa durante gravação da série documental Poesia que Transforma — Foto: Globoplay/Reprodução

Hoje Kalina é doceira. Vende brigadeiros no principal ponto turístico da cidade de Salvador, o Farol da Barra. Por meio do livro de Bráulio Bessa e nas inspirações que os poemas lhe deram, ela decidiu recomeçar. No documentário, além do recomeço, Kalina fala sobre a fé, que para ela vai muito além da igreja, enquanto instituição, e da religião em si.

“Participar do doc foi um presente de Deus em minha vida, sei que será um divisor de águas nesse momento da minha vida. Só quero ter saúde, e coragem pra continuar trabalhando muito”, desabafa.

Com a vida do autor também como pano de fundo para contar as experiências dos personagens, o documentário ainda traz depoimentos de sua família, como o da esposa, Camila Mendes, e conta a trajetória do poeta desde as suas raízes.

“Poesia que Transforma” é dividida em cinco episódios: raízes, amor, igualdade, fé e recomeço. Em cada um deles, três pessoas de 10 diferentes estados do país têm suas trajetórias revisitadas desde as origens até o momento em que seus caminhos se cruzam com os versos de Bráulio.

O documentário ainda navega por temas da atualidade, como racismo, homofobia, intolerância religiosa, desigualdade social, xenofobia e tantos outros assuntos que também atravessam a obra de Bráulio.

Idealizada por Duda Martins em parceria com Bráulio, a série documental tem direção de Duda e de Chico Walcacer, e roteiro é assinado por Douglas Vieira.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...