Orquestra Infantil da Paraíba apresenta Concerto Natalino no Espaço Cultural, em João Pessoa, neste domingo (14)
Orquestra Infantil da Paraíba
A Orquestra Infantil da Paraíba se apresenta neste domingo (14) no Concerto de Natal, com um repertório especial que inclui composições de músicos paraibanos. Sob a regência do maestro Marcelo Vasconcelos, apresentação acontece às 16h na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com entrada gratuita.
Os jovens instrumentistas vão executar “Auto de Natal”, música de Marcelo Vasconcelos com letra de Jairo Cézar, que contém seis movimentos: Abertura, Anunciação, A Viagem, Nascimento, Pastores e Os Reis Magos. Em seguida, o clima natalino continua com “Um Conto de Natal”, com cinco atos, composta por Tom Drummond.
“O Auto de Natal é a celebração do Natal divino, construída pela comunhão entre música e poesia”, explicou o maestro Marcelo Vasconcelos. “Com música de minha autoria e texto do professor Jairo Cézar, a obra apresenta momentos, cenários e significados ligados ao nascimento de Cristo, explorados por meio de diversos recortes estilísticos da história da música, de forma a conceber a amplitude do discurso musical, a intensidade expressiva do idioma em poesia e o profundo significado da mensagem natalina, de esperança, comunhão e salvação”, destacou.
O poeta Jairo Cézar disse que a Orquestra Infantil da Paraíba é um equipamento singular de propagação e acesso à arte. “Um dos únicos no país dessa natureza, ligado à infância e preocupado com a formação do sujeito artista de uma forma ampla. Um verdadeiro patrimônio cultural do nosso Estado. Uma política pública do Governo da Paraíba, que alimenta a cena musical paraibana e é um espaço de passagem para boa parte dos musicistas da nossa terra”, celebrou.
O compositor Tom Drummond explicou que “Conto de Natal” é um espetáculo inédito, que vai ter sua estreia com a Orquestra Infantil da Paraíba. “Baseado na obra homônima de Charles Dickens, a música busca recriar cenas, diálogos e personagens dessa história atemporal através das possibilidades sonoras da orquestra infantil. A obra, para orquestra sinfônica e narradora, dividida em cinco atos, busca explorar os sons da orquestra para apresentar ao público personagens icônicos como o Senhor Scrooge, Timmy, Fred e os três espíritos natalinos, reforçando a importância do Natal e de seus valores para todos nós”, ressaltou.
A Orquestra Infantil da Paraíba foi fundada pela professora Izabel Burity e coordenada pela maestrina Norma Romano, de 1986 a 2014. Atualmente tem o maestro Marcelo Vasconcelos como regente e o maestro Gustavo de Paco de Gea como professor auxiliar dos sopros, que seguem o legado deixado por Norma Romano, divulgando um repertório sinfônico universal e enfatizando a interpretação da música brasileira, em especial da nordestina.
por THMais