Tragédia na Copa Africana de Nações: pelo menos seis pessoas morrem em tumulto fora do estádio Olembe, onde jogaram Camarões x Comores
Por Rodrigo Alcantara
Uma tragédia marcou a classificação de Camarões em cima de Comores para as quartas de final da Copa Africana de Nações nesta segunda-feira (24). Antes da partida iniciar, um tumulto aconteceu na entrada do estádio em Yaounde, capital camaronesa, que causou a morte de pelo menos seis pessoas, segundo a agência AP.
A confusão começou quando uma multidão tentou forçar a entrada no estádio Olembe, pelo menos 40 pessoas ficaram feridas e seis perderam a vida neste terrível incidente. “Alguns dos feridos estão em estado desesperador. Teremos que evacuá-los para um hospital especializado”, disse a enfermeira Olinga Prudence à AP.
A agência diz que cerca de 50 mil pessoas tentaram assistir à partida nesta segunda-feira (24) no estádio que tem capacidade para 60 mil pessoas, porém, por restrições devido a pandemia do Coronavírus, o limite de torcedores no estádio era de 80% no local, ou seja, 40 mil pessoas.
Horas depois da confusão, a Confederação Africana de Futebol (CAF) emitiu um comunicado sobre o episódio e disse que está investigando a situação.
“A CAF está ciente do incidente ocorrido no Estádio Olembe. A CAF está investigando a situação e tentando obter mais detalhes sobre o que aconteceu. Estamos em constante comunicação com o governo de Camarões e o Comitê Organizador Local. Esta noite, o Presidente da CAF, Dr. Patrice Motsepe, enviou ao secretário-geral (da CAF), Veron Mosengo-Omba, para visitar os torcedores no hospital de Yaoundé”.
At least 20 football fans were injured in a stampede at the Olembe stadium in Yaounde Monday night.
Eye witnesses say people were trampled upon as fans forced their way into one of the entrances of the stadium hosting the game between Cameroon and Comoros. #AFCON2021 pic.twitter.com/NCs5wb24vi
— Regina Sondo (@ReginaSondoM) January 24, 2022
A CAF ainda não se manifestou se haverá uma paralisação do torneio ou se seguirá com seu calendário normalmente. Anfitrião da Copa Africana, Camarões venceu Comores por 2 a 1 e na próxima fase, irá enfrentar Gâmbia, no próximo sábado.