Ucrânia diz já ter achado corpos de 900 civis na região de Kiev

0

Trabalhadores exumam corpos em vala comum perto de Bucha, na região de Kiev. Foto: EFE/EPA/Oleg Petrasyuk

As autoridades da Ucrânia dizem já ter identificado 900 civis mortos durante a ocupação russa na região de Kiev, incluindo 350 na cidade de Bucha. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (15) pelo chefe da polícia da região, Andriy Nebytov.

– Hoje atingimos a cifra de 900 civis mortos. Ressalto que são civis cujos corpos encontramos e entregamos para exame forense, para exame detalhado. Todas essas pessoas morreram nas mãos do Exército russo – disse Nebytov em entrevista coletiva na capital ucraniana, segundo a agência Ukrinform.

Nebytov declarou ainda que o trabalho para remover os escombros em Makariv e Borodianka continua, razão pela qual ressaltou que o número de mortos pode ser maior.

– Temos certeza de que ainda há corpos dos mortos sob os escombros – declarou.

Em relação a Bucha, Nebytov esclareceu que foram encontradas duas valas comuns na cidade. Segundo o chefe de polícia, um homem que trabalhava nos serviços públicos antes da invasão ficou na cidade e pediu aos soldados russos que lhe permitissem retirar os corpos das pessoas das ruas.

– Ele os enterrou em duas covas. Na primeira foram 40 pessoas e na segunda, 57. E já recuperamos 40 corpos. Quero lembrar que um policial nosso estava lá. Ele era um oficial de investigação criminal e também foi baleado com armas pequenas – afirmou.

Segundo Nebytov, a maioria desses corpos foi analisada pela polícia e 95% dessas pessoas foram baleadas com rifles de precisão ou armas pequenas.

*EFE

About Author

Deixe um comentário...