China responsabiliza Otan por alimentar guerra entre Rússia e Ucrânia

0

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Wang Wenbin durante entrevista coletiva em Pequim. Foto: Reuters

O governo da China responsabilizou, na sexta-feira (26/4), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pela continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia, que completou dois anos recentemente. A declaração acontece um dia após o chefe da aliança militar ocidental, Jens Stoltenberg, acusar Pequim de fornecer materiais que são utilizados pela indústria da defesa do país liderado por Vladimir Putin e suporte com tecnologias de satélites.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, negou que a administração de Xi Jinping forneça armas ou bens que possam ter uso duplo – industrial ou militar – para ambas as partes do conflito e pediu que a Otan olhe para suas próprias ações.

“A Otan tem uma responsabilidade indiscutível por esta crise. A aliança deve refletir sobre o seu papel, parar de transferir a culpa e fazer algo prático para promover uma solução política para a crise”, declarou Wenbin.

Atualmente, os três principais países que financiam militarmente a Ucrânia fazem parte da aliança militar. Segundo dados do Instituto Kiel, Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido lideram o suporte militar aos ucranianos, que já ultrapassa os 58 bilhões de euros.

About Author

Deixe um comentário...