Oposição derrota projeto de Tereza Cristina, como desejo da ministra

0

Ministra Tereza Cristina. Foto: Reprodução

Por Ricardo Noblat

Deputados da oposição, com algum apoio de colegas da base, numa raríssima vitória, conseguiram derrotar na Comissão de Meio Ambiente projeto de autoria da deputada licenciada Tereza Cristina (DEM-MS), que hoje ocupa o Ministério da Agricultura.

A proposta autoriza pastagem de gado em área de reserva legal e enfrenta dura oposição de setores ambientalistas. A ministra é candidata nas eleições de 2022.

Como noticiou o Blog do Noblat há 10 dias, a assessoria parlamentar do Ministério da Agricultura procurou o relator da matéria, Rodrigo Agostinho (PSB-SP), e pediu a ele que “segurasse” o projeto, ou seja, que retardasse a tramitação. Mas a presidente da comissão, a governista Carla Zambelli (PSL-SP), o pautou. O parecer de Agostinho era contrário à proposta.

No voto, a oposição venceu por 9 a 7, com votos de parlamentares do PT, PSDB, PP, Republicanos, PV e PDT, Cidadania e PSB. Ou seja, teve apoio de deputados de legendas da base do governo. Entre os ruralistas derrotados e que votaram na sessão, estão, entre outros, o vice-líder do governo, Evair de Melo (PP-ES), Coronel Tadeu (PSL-SP), Coronel Chrisóstomo (RO) e Nelson Barbudo (PSL-SP).

Procurada, na semana passada e antes da votação que ocorreu na última terça-feira, a ministra informou apenas que “baseado em pesquisas realizadas pela Embrapa, o PL 4508/2016 (o da pastagem em reserva legal) conta com o apoio do setor, mas tem relatório contrário do relator. A tramitação continua”. Agora, não continua mais.

“Foi a nossa primeira vitória contra os ruralistas e o governo nesta comissão”, comemorou o deputado Ricardo Izar (PP-SP), titular da Comissão de Meio Ambiente e integrante do grupo derrotado com frequência pelos governistas naquele colegiado.

 

About Author

Deixe um comentário...