Para 98% do mercado, governo Lula erra na política econômica
Por Paulo Moura
Uma pesquisa realizada pela consultoria Quaest apurou que 98% dos executivos do mercado financeiro acreditam que a política econômica do governo Lula (PT) está na direção errada. O levantamento foi feito entre os dias 10 e 13 de março com 82 executivos e economistas de fundos de investimento sediados em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Segundo a pesquisa, apenas 6% dos entrevistados acham que a economia vai melhorar nos próximos 12 meses, enquanto 78% consideram que haverá piora. Os outros 16% acreditam que o cenário deve permanecer do mesmo jeito. Já sobre a possibilidade de o Brasil viver uma recessão neste ano, 73% disseram crer nesse prognóstico, enquanto outros 27% rechaçam essa ideia.
O mercado também avaliou o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Para 52% dos entrevistados, a atuação do chefe da pasta econômica é regular, enquanto que para 38% ela é negativa. Apenas 10% consideram o trabalho de Haddad como positivo.
Já sobre a confiança em Haddad, 1% dos executivos disseram confiar “muito” no ministro. Outros 66% declaram confiar “pouco ou nada” no petista, enquanto 33% disseram confiar “mais ou menos” no chefe da pasta federal.