Mulher de Helder Barbalho é eleita para cargo no TCE do Pará

0

Daniela e Helder Barbalho. Foto: Reprodução/Instagram Daniela Barbalho

Por Monique Mello

Advogada e mulher do governador Helder Barbalho (MDB), Daniela Barbalho foi eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), em sessão na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na terça-feira (14).

O cargo é vitalício até os 75 anos, com remuneração de R$ 35 mil. Daniela ocupa o lugar do conselheiro Nelson Chaves, que se aposentou. Enquanto conselheira, Daniela deverá fiscalizar as contas de agentes públicos, principalmente as do próprio marido. Os conselheiros também julgam as contas dos administradores responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos do estado e das entidades da administração indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público estadual.

A advogada recebeu 36 votos entre os 38 parlamentares que estavam presentes na sessão. A indicação do nome de Daniela foi por meio dos líderes dos partidos: União Brasil, Republicanos, PT, PDT, Podemos, PSD, PSDB, MDB, PTB e PP.

Daniela ao ser eleita como conselheira. Foto: Celso Lobo /AID/Alepa

De acordo com a revista Veja, às vésperas da eleição, alguns parlamentares tentaram barrar a indicação de Daniela, alegando nepotismo suposto ato de improbidade administrativa.

Em ação protocolada na Procuradoria-Geral de Justiça do estado, os parlamentares afirmaram que a indicação da primeira-dama é um “ato, de incontestável imoralidade e inconstitucionalidade, [e que] precisa ser obstado imediatamente, antes mesmo que se consume, com sério e irremediável prejuízo ao interesse público e aos republicanos princípios da impessoalidade, moralidade, eficiência e igualdade”.

No entanto, a indicação foi mantida pelo tribunal. Em seu discurso, Daniela falou sobre o espaço feminino nos Poderes.

– Acabou o tempo das mulheres ficarem à margem, apenas assistindo o desenrolar dos acontecimentos. As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço e direitos, exercendo a cidadania em sua plenitude – afirmou.

Daniela é graduada em Direito pela Universidade da Amazônia (Unama) e já foi secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho entre 2007 e 2012, em Ananindeua, na Grande Belém, durante a gestão de Helder Barbalho na prefeitura do município.

 

About Author

Deixe um comentário...