Rei Charles se reúne com Liz Truss: “Estava temendo este momento”

0

Rei Charles III e Liz Truss. Foto: Getty Images

Por Thayná Schuquel e Ana Flávia Castro

O rei Charles III se reuniu com a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, na sexta-feira (9/9). A premiê chegou ao Palácio de Buckingham à tarde, após sessão de homenagens no Parlamento britânico à rainha Elizabeth II.

Durante o encontro, Charles lamentou a morte da mãe: “Este é o momento que eu estava temendo – e eu sei que muitas pessoas também estavam. Mas nós vamos tentar manter tudo andando”.

A reunião com Truss é o primeiro compromisso oficial do soberano, que assume a Coroa aos 73 anos, após a morte da mãe. A nova primeira-ministra também assumiu o posto recentemente. Ela participou do último ato oficial da rainha, quando foi nomeada para o cargo, na terça-feira (6/9).

Depois do encontro com Truss, o rei Charles III se reuniu com o duque de Norfolk, Earl Marshal. O duque está encarregado de organizar os preparativos para a ascensão do novo monarca e para o funeral de Elizabeth. Os dois discutiram a agenda “cuidadosamente coreografada” para os próximos dias, conforme explicou o portal Daily Mail.

Depois, o novo rei fez o primeiro discurso televisivo. Na mensagem, o monarca prestou homenagem à mãe e prometeu cumprir o dever a serviço do Reino Unido.

Chegada a Londres

O monarca deixou o Castelo de Balmoral, na Escócia, no início da manhã de sexta-feira (9/9), e desembarcou na capital da Inglaterra ao lado da rainha consorte, Camilla. Assim que os dois se aproximaram do Palácio de Buckingham, uma multidão de fãs gritou “Deus Salve o Rei” e aplaudiu Charles III.

Apesar do luto, o primogênito de Elizabeth II sorriu ao sair do veículo, dirigiu-se ao povo e agradeceu o apoio e a presença de todos. Ele chegou a ganhar beijo de uma fã.

O rei Charles III e a rainha acenam para a multidão do lado de fora do Palácio de Buckingham
O rei Charles III olha para as flores do lado de fora do Palácio de Buckingham, após a morte da rainha Elizabeth II

Homenagens de fãs

A bandeira do Reino Unido estava erguida a meio-mastro no Palácio de Buckingham. Estruturas de imprensa e policiamento começavam a ser montadas à direita do palácio, enquanto ingleses e turistas se aglomeravam, com flores e cartas, em condolências à monarca.

Em clima de luto e muita tristeza, pessoas de todo o mundo se emocionavam ao lembrar da rainha.

Houve homenagens à rainha em todo o país. A Tropa Real disparou 96 tiros de canhões – um para cada ano de vida de Elizabeth II – em diversos pontos do Reino Unido.

Salva de tiros em homenagem à rainha Elizabeth II

 

About Author

Deixe um comentário...