Saiba tudo sobre o avião com passageiros que caiu na China

0

Avião do modelo Boeing 727-800. Foto: Reprodução

Um dos assuntos mais comentados na Internet e no mundo desde a última segunda-feira (21/03) é a misteriosa queda de um avião na China. O FLIPAR! te conta agora o que se sabe sobre o acidente e o que ainda é mistério.

A queda aconteceu nas primeiras horas da última segunda-feira, no horário de Brasília. O avião transportava 132 pessoas, incluindo tripulação e passageiros. O voo era comercial e, ao que tudo indica, não há sobreviventes. As autoridades locais seguem investigando o caso.

O avião era um modelo Boeing 737-800, da companhia aérea China Eastern Airlines. A aeronave caiu no Sul da China, na região de Guangxi. Ela fazia um voo de Kunming para Guangzhou, uma distância de aproximadamente 1060 km, uma hora e 40 de viagem.

O avião caiu sobre a cidade de Wuzhou, que tem pouco mais de 3 milhões de habitantes e 12.500 km². O local fica mais perto do Vietnã do que da capital Pequim.

A empresa informou inicialmente que havia 133 pessoas no avião, mas depois corrigiu o número para 132. Ainda segundo a China Eastern Airlines, eram nove tripulantes e o voo não tinha estrangeiros, apenas chineses. O voo era MU5735.

6 de 24 Fotos na Galeria: Imagens do site "Flight Radar 24", que monitora todos os voos do mundo, mostram que o avião teve uma queda vertical brusca. Às 6h19 (o UTC), o avião estava a 8.870m do chão. Três minutos depois, ele já estava no chão. O UTC é o Tempo Universal Coordenado (três horas à frente do horário de Brasília).
6 de 24 Fotos na Galeria: Imagens do site “Flight Radar 24”, que monitora todos os voos do mundo, mostram que o avião teve uma queda vertical brusca. Às 6h19 (o UTC), o avião estava a 8.870m do chão. Três minutos depois, ele já estava no chão. O UTC é o Tempo Universal Coordenado (três horas à frente do horário de Brasília).
Imagens do site “Flight Radar 24”, que monitora todos os voos do mundo, mostram que o avião teve uma queda vertical brusca. Às 6h19 (o UTC), o avião estava a 8.870m do chão. Três minutos depois, ele já estava no chão. O UTC é o Tempo Universal Coordenado (três horas à frente do horário de Brasília).

7° lugar: Guangzhou CTF Finance Centre – País em que foi construído: China – Ano: 2016 – Altura: 530 metros

O avião partiu de Kunming às 13h11 (1h11 em Brasília) e deveria aterrissar em Guangzhou às 15h05 (3h05 em Brasília). A China deveria ter mais de um fuso horário por causa de sua extensão territorial, mas o governo prefere padronizar e ter um só.
De acordo com informação da rede de TV chinesa CCTV, que é estatal e a principal do país, a causa da queda é “nebulosa”. A emissora destacou ainda que a chuva, a lama e a região montanhosa dificultam ainda mais o trabalho dos socorristas.

“Destroços do avião foram encontrados no local, mas até agora nenhum dos que estavam a bordo do avião com quem o contato foi perdido foi encontrado”, disse a CCTV na manhã desta terça-feira (22/03).

Moradores da região e investigações iniciais apontam que o avião pegou fogo ao cair no chão. Os habitantes também relatam que ouviram um barulho muito forte, seguido de dois grandes estrondos. Por fim, destacam ter visto muitos pedaços da aeronave desintegrados.

Ainda de acordo com informações da China, os jornalistas não podem ir ao local e a caixa preta do avião não foi encontrada.
Presidente da China, Xi Jinping declarou estar chocado com a situação e ordenou que “as causas do acidente sejam esclarecidas o mais rápido possível.”

No momento, são cerca de 600 funcionários públicos no local, incluindo bombeiros, socorristas e profissionais da saúde. A empresa China Eastern Airlines garante que também investiga o caso.

O avião comporta até 189 passageiros, foi lançado em 1994 e pode viajar até 5.449 km. Sua velocidade de cruzeiro (basicamente a “ideal”) é de 853 km/h. Apesar do modelo ter sido criado há 28 anos, esta aeronave foi fabricada há seis anos, segundo o “Flight Radar 24”.
15 de 24 Fotos na Galeria: A aeronave tem 12,5 metros de altura, 35,5m de envergadura e 39,5m de comprimento. Ele pesa aproximadamente 40 mil quilos, é um dos modelos mais populares do mundo e é produzido nos EUA. Seu preço é estimado em 106 milhões de dólares.
A aeronave tem 12,5 metros de altura, 35,5m de envergadura e 39,5m de comprimento. Ele pesa aproximadamente 40 mil quilos, é um dos modelos mais populares do mundo e é produzido nos EUA. Seu preço é estimado em 106 milhões de dólares.

A aeronave tem 12,5 metros de altura, 35,5m de envergadura e 39,5m de comprimento. Ele pesa aproximadamente 40 mil quilos, é um dos modelos mais populares do mundo e é produzido nos EUA. Seu preço é estimado em 106 milhões de dólares.

16 de 24 Fotos na Galeria: A americana Boeing é a segunda maior fabricante de aviões do mundo. Ela fica atrás só da francesa Airbus. A Boeing tem sede em Chicago e foi fundada em 1916, por William E. Boeing. Segundo a empresa, ano passado ela entregou pouco mais de 300 aviões para todo o mundo.
A americana Boeing é a segunda maior fabricante de aviões do mundo. Ela fica atrás só da francesa Airbus. A Boeing tem sede em Chicago e foi fundada em 1916, por William E. Boeing. Segundo a empresa, ano passado ela entregou pouco mais de 300 aviões para todo o mundo.
A americana Boeing é a segunda maior fabricante de aviões do mundo. Ela fica atrás só da francesa Airbus. A Boeing tem sede em Chicago e foi fundada em 1916, por William E. Boeing. Segundo a empresa, ano passado ela entregou pouco mais de 300 aviões para todo o mundo.

Sigla: EMBRAER – Nome da Empresa: Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. – Ano da privatização: 1994 – Ano de fundação: 1969

A título de curiosidade, o terceiro lugar entre as fabricantes fica com a também americana Lockheed Martin. O Brasil tem a Embraer no top-30. A empresa tem fábrica e sede em São José dos Campos (SP). A empresa tem aporte estatal e privado.
A China Eastern Airlines tem sede em Xangai, foi fundada em 1988 e também faz voos internacionais. Ela tem mais de 200 destinos, 400 aviões e é uma das cinco maiores companhias aéreas chinesas.

Airbus A380 – 970 km/h – É o maior avião do mundo, com capacidade para 853 passageiros, em três diferentes classes. Tem autonomia de 15.700 km.

A empresa só compra aviões Boeing e Airbus e só tinha tido dois acidentes até hoje. Este foi o maior acidente aéreo na China no Século XXI.
O último acidente na China tinha sido em agosto de 2010, quando um avião caiu e matou 44 pessoas. Havia 91 pessoas a bordo. A aeronave pertencia à Henan Airlines. O pior acidente da China foi em 1994, quando 160 pessoas morreram numa queda.

20° lugar: China – 10 laureados

Aliás, a China passou por vários acidentes nos anos 90, o que fez as empresas e o governo tomarem uma série de medidas e transformarem o país numa referência em voos. Autoridades afirmam que andar de avião, geralmente, é muitíssimo seguro. Os acidentes são tão raros que até viram notícia.

DICA 1: Economize dinheiro

O Boeing 737-800 tem histórico de uma boa segurança. Apesar disso, as ações da China Eastern Airlines caíram cerca de 8% em 24 horas e vale cerca de US$ 17,69 (aproximadamente 100 reais). As ações da Boeing também despencaram.
O primeiro voo da história foi em 1906, feito pelo 14-Bis, uma aeronave bem modesta desenvolvida pelo brasileiro Santos Dumont.

E você, o que achou desta história?

 

 

 

About Author

Deixe um comentário...