Zelensky despede-se do ano, avisando que “ninguém perdoará a Rússia pelo seu terror”

0

Volodymyr Zelensky. Foto: Reprodução

por Pedro Santos

O Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky proferiu o seu último discurso do ano no sábado (31/12), no qual lamentou as baixas causadas pela última vaga de ataques russos e advertiu que “ninguém no mundo perdoará” a Rússia pelo “terror” que causou este 2022.

“O Estado terrorista não será perdoado. E aqueles que ordenaram estes ataques e aqueles que os perpetraram não serão perdoados”, salientou Zelenski, horas depois de a Ucrânia ter sido novamente atingida por um granizo de mísseis que deixou pelo menos um morto na capital, Kiev.

São “mísseis contra pessoas”, como Zelenski sublinhou, lamentando que Moscovo não compreenda as férias. Apesar de “se intitularem cristãos”, estão “a seguir o diabo”, acrescentou o presidente ucraniano.

Na sua opinião, o conflito deriva apenas de “uma pessoa tentando permanecer no poder até ao fim da sua vida”, em referência ao Presidente russo Vladimir Putin. Neste sentido, apelou directamente à população russa: “O seu líder quer fingir que as tropas o apoiam, mas ele só se esconde atrás deles”.

“Ele esconde e queima o seu país e o seu futuro. Ninguém jamais perdoará o terror. Ninguém no mundo alguma vez perdoará isto. A Ucrânia nunca perdoará”, disse ele.

Fonte: (EUROPA PRESS)

About Author

Deixe um comentário...