Especialista em leitura labial aponta o que Janja disse para Lula em vídeo de suposta DR
Lula faz selfie com apoiadora e Janja alerta para cuidados com a exposição aos flashes - Manuella Tyler no Instagram
por Folha de S.Paulo
Um vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado de uma apoiadora na festa de 46 anos do Partido dos Trabalhadores, no sábado (7), em Salvador, tem dado o que falar nas redes sociais. Internautas apontam um suposto incômodo da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, com a situação.
A apoiadora foi identificada como Manuella Tyler Medrado, que é primeira suplente de vereadora em Juazeiro (BA) pelo Psol. Nas imagens que circularam na internet, ela se aproxima de Lula e diz algo. Na sequência, o presidente se levanta e a abraça, antes de posar para uma selfie com ela.
Enquanto isso, Janja, que está sentada ao lado de Lula, primeiro olha para a cena com semblante fechado e depois, sorrindo, passa a cutucar o marido na altura da perna enquanto diz algo. Depois que ele volta a se sentar, os dois trocam algumas palavras.
No que algumas pessoas viram uma DR, no entanto, o influenciador digital Velloso, que produz conteúdos com leitura labial e tem cerca de 1,1 milhão de seguidores no Instagram, viu apenas um cuidado de saúde. “Amor, não pode tirar [foto] por causa do seu olho, você sabe”, teria dito Janja, segundo ele.
Lula passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo em 30 de janeiro, realizada no CBV Hospital de Olhos, em Brasília. A primeira-dama teria alertado sobre os cuidados após o procedimento, que incluem evitar exposição ao sol e aos flashes de câmeras de celulares.
Em publicação nas redes sociais na quarta-feira (11), Manuella, que é uma mulher trans, afirmou ter sido alvo de fake news e de ataques transfóbicos após a repercussão do episódio.