“Vivemos a primeira crise global de energia”, alerta chefe da AIE

0
image(13)

Fatih Birol. Foto: Reprodução/AIE

“Acredito que a invasão russa na Ucrânia levou a uma grande crise de energia, na minha opinião, a primeira crise global de energia”, alertou o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, nesta segunda-feira (23/5).

Para Birol, políticas de controle de combustível devem ser direcionadas às classes mais pobres. “Muitos países têm falado em segurar o preço do combustível na Europa, na Ásia, em todo lugar. Para mim, essas medidas não deveriam ser universais, mas focada nos mais pobres.”

“No passado, tivemos crises do petróleo, nos anos 1970, mas era só petróleo. Agora temos uma crise do petróleo, do gás natural e do carvão. É uma crise maior”, reforçou Birol a jornalistas em Davos, Suiça. Para o diretor, preços de produtos devem aumentar ainda mais.

Ainda assim, o representante afirmou que tanto a crise de energia quanto a climática podem ser resolvidas “com o investimento certo”.

Os temas são debatidos no Fórum Econômico Mundial (WEF). O evento reúne líderes de vários países em Davos para tratar de economia global e seus desafios.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...