Alemanha anuncia escassez de gás russo e pede que cidadãos economizem

0

Planta da Gazprom na região de Sverdlovsk, na Rússia — Foto: Divulgação

O governo da Alemanha anunciou nesta quinta-feira (23) que o país enfrenta escassez de gás, fornecido ao país principalmente pela Rússia, e pediu que a população do país economize.

Berlim afirmou que o país entrou oficialmente na fase 2 de um plano emergencial de três fases para lidar com os cortes recorrentes no fornecimento de gás vindo da Rússia e acusou o governo de Vladimir Putin de atacar o Ocidente através dessa estratégia.

Por conta da redução, o país europeu disse que agora enfrenta um “risco alto” de desabastecimento de gás durante o inverno, quando o produto é extremamente necessário para funções de aquecimento.

“Não podemos nos enganar: o corte no fornecimento de gás é um ataque econômico a nós feito pelo (presidente russo Vladimir) Putin”, declarou o ministro de Economia da Alemanha, Robert Habeck, que pediu à população que economize no consumo de gás.

Pela nova fase, a Alemanha, maior economia da União Europeia, vai fornecer uma linha de crédito de 15 bilhões de euros (cerca de R$ 81 bilhões) para distribuidoras de gás, cujo preço, por enquanto, não aumentará para os consumidores finais.

Atualmente, cerca de 40% do gás consumido em toda a Europa vem da Rússia, que já anunciou cortes de gás integrais a países como a Finlândia e a Eslováquia. Desde o início das sanções que o Ocidente vem aplicando a Moscou, o governo russo começou a exigir o pagamento por seu gás em rublos, sua moeda local, o que a maioria dos países se negou a fazer.

Reações da indústria

O diretor da Associação da Indústria de Energia e Água da Alemanha, Kerstin Andreae, elogiou a medida.

“Foi uma decisão certa declarar o nível de alerta. Atualmente, o abastecimento está garantido, mas temos que prestar atenção para o inverno (europeu, que começa em dezembro). O objetivo é fazer tudo o que possamos para garantir que os níveis de estoque sejam o mais alto possível”, avaliou.

About Author

Deixe um comentário...