Ataque ao site do Ministério da Saúde prejudica registros de casos de Covid-19 na Paraíba

0

Aplicativo ConecteSUS — Foto: Eduardo Pierre/G1

O ataque de hackers ao site do Ministério da Saúde, que teve início na madrugada desta sexta-feira (10), prejudicou o registro dos dados epidemiológicos da Covid-19 na Paraíba. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que indica que não foi possível registrar os casos graves e o quantitativo de doses de vacinas aplicadas. Além do site do Ministério da Saúde, o ConecteSUS, plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19, também foi afetado pelo ataque.

Conforme os números do boletim epidemiológico desta sexta (10), nas últimas 24 horas foram registrados 117 casos leves, e os graves não foram contabilizados. Já as doses aplicadas, o número não sofreu alteração de ontem para hoje, e segue sendo de 5.924.712.

Entre as páginas afetadas pelo ataque estão o e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid-19), e o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que tem informações sobre cobertura vacinal.

O ataque

O ConecteSUS saiu do ar na madrugada desta sexta após um ataque hacker. Quando o site saiu do ar, aparecia a seguinte mensagem: “Os dados internos foram copiados e excluídos. 50 tb de dados estão em nossas mãos”.

Segundo fontes da Polícia Federal, não há indícios de um ataque mais grave, do tipo ransomware, no qual há acesso aos dados, criptografia e pedido de resgate em criptomoeda, impedindo acessos.

Nesta sexta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que os dados da população não serão perdidos.

De acordo com apuração do g1, o governo federal já foi alertado por técnicos e gestores da área da saúde que, se o ConecteSUS não voltará a funcionar até a noite desta sexta,.

O ataque hacker que derrubou o sistema afeta justamente a conferência do comprovante de vacinação de brasileiros e vacinados no Brasil.

Quem se vacinou em João Pessoa e Campina Grande pode ter acesso ao comprovante de vacinação por meio de aplicativos criados especificamente para a imunização contra a Covid-19 nas duas cidades.

About Author

Deixe um comentário...