BMW iX. Foto: Reprodução

A BMW iniciou, em esquema de pré-venda em suas concessionárias brasileiras, a comercialização de seu SUV iX e as primeiras 30 unidades já foram vendidas. Movido apenas por baterias, o carro está disponível nas versões xDrive40 e xDrive50 – com preços sugeridos de R$ 654.950 e R$ 799.950 respectivamente.

Não sei quanto a você, mas quando pego uma matéria sobre um novo BMW, a primeira coisa que quero saber são informações sobre seu motor e desempenho. E, como quem está “no poder” aqui, hoje, sou eu, vamos lá: o modelo é empurrado por dois motores, um em cada eixo, que geram 326cv de potência e 64 kgfm de torque.

Isso na versão mais fraquinha, a XDrive 40, que acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, pois na XDrive50, são 523cv e 78 kgfm, com aceleração até os mesmos 100 por hora em apenas 4,6 segundos. Ambas as opções têm velocidade máxima limitada a 200 km/h, para que as baterias não se esgotem no mesmo piscar de olhos.

A tração é integral, comandada eletronicamente, de forma a fornecer a quantidade ideal de torque para cada roda, de acordo com as condições do piso, velocidade etc. Assim, dependendo do momento, apenas o eixo traseiro pode trabalhar sozinho ou até dividir “meio a meio” a tarefa com o dianteiro.

O sistema também limita o deslizamento das rodas nos dois eixos, contribuindo para um melhor aproveitamento da força e para aumentar a estabilidade, atuando para manter o carro na trajetória correta em qualquer tipo de terreno.

Tecnologias inteligentes 

E são recursos inteligentes desse tipo que mais chamam a atenção no iX. Não por acaso, o pessoal do marketing da BMW afirma logo no título do material de divulgação que ele é “o primeiro carro inteligente do Brasil”.

Entre os tantos argumentos para endossar essa afirmação, destaco particularmente três recursos bem bacanas. O primeiro é o teto solar panorâmico, que não tem uma daquelas cortinas retráteis para proteger os ocupantes dos exageros tropicais.

Em vez disso, um botão no painel permite que você faça com que o vidro fique opaco, barrando luz e calor, como num passe de mágica.

O “truque” é possível graças a uma membrana dentro do vidro, que fica transparente ou não de acordo com o fluxo de corrente elétrica que passa por ela. A BMW revela que essa tecnologia é a mesma usada nas janelas dos aviões mais modernos da Boeing.

O segundo recurso é o assistente de estacionamento, chamado Parking Assistant Plus. Diferentemente dos que equipam a maioria dos modelos que conhecemos, este estaciona, mesmo, o carro sozinho, sem nenhuma ajuda do motorista.

Nada de frear, acelerar ou o que seja. Basta acionar esse “motorista robô” e conferir sua perícia por câmeras, na multimídia, em realidade aumentada.

O terceiro é meio assombroso: a grade frontal do iX é capaz de se autorregenerar, sozinha, em caso de pequenos danos (como arranhões ou pedriscos e insetos que batam ali pelo caminho, por exemplo). Isso porque ela é fabricada com nanotecnologia.

Além disso, possui um conjunto de filamentos que, em caso de necessidade, aquecem automaticamente a peça para limpar e secar sua superfície, protegendo assim os sistemas semiautônomos e de segurança ativa que estão abrigados logo ali atrás.

O pacote tecnológico, no entanto, é bem maior, e inclui, por exemplo, um sistema de navegação que calcula rotas levando em conta a topografia e a carga restante nas baterias. E também o máximo de energia que será capaz de recuperar (nas reduções e frenagens) de acordo com o trajeto – incluindo cada cruzamento ou semáforo.

O carro é também capaz de “aprender” determinados hábitos do motorista e, por conta própria, abrir o vidro da janela quando o carro chegar junto ao comando de abertura da porta da garagem, por exemplo.

Essa e outras funções ficam a cargo do Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), que pode ser comandado por voz, assim como outras tantas funções do veículo, acionáveis também por gestos ou, se você preferir, por botões com aparência de cristal.

De modos de condução à aparência e funções do painel e das telas digitais, tudo pode ser programado e escolhido pelo motorista e memorizado pelo sistema.

Na parte de segurança, lá estão todos os recursos que já conhecemos nos modelos de luxo, como assistente de manutenção em faixa e controle de velocidade e distância ativo.

Na prática, quando acionados, eles fazem do BMW iX um veículo semiautônomo, capaz de acelerar, frear e até fazer curvas sozinho, graças a sensores e câmeras em toda parte.

Baterias, autonomia e carregadores

Como já é padrão entre as principais marcas, a célula de baterias de quinta geração do SUV fica instalada no assoalho, sob a cabine, protegida contra impactos. Segundo a BMW, ela tem 40% a mais de densidade energética em comparação com a geração anterior.

São 76,6kWh de capacidade total para o xDrive40 (com autonomia de até 425 km) e 111,5kWh para o xDrive50 (até 630 km). Num sistema rápido, a recarga pode atingir até 70% de sua capacidade em 35 minutos (xDrive50) ou 31 minutos (xDrive40). E bastam 10 minutos para aumentar a autonomia em 150 km no xDrive50 e 95 km no xDrive40.

O modelo pode vir acompanhado por um carregador Wallbox de 22 kW e um carregador rápido, portátil com cabo de 6 metros e potência para até 11 kW, dependendo da instalação. Esses equipamentos têm garantia de dois anos.

Visual e acessórios 

O próprio release da BMW reconhece que, só para descrever todos os acessórios e itens de personalização disponíveis para o iX, seria necessário enviar um novo documento.

No mesmo espírito, vou poupá-lo agora, leitor, de mais uma dúzia de parágrafos descrevendo formas (que você pode conferir nas fotos) e itens (que enchem um catálogo).

Resumo contando que o ar condicionado com comando digital tem regulagens para quatro zonas distintas; que o som é da marca Bowers & Wilkins Diamond Surround com 30 alto-falantes (!), 1.615W de potência e função 4D; que os faróis são a laser e as lanternas full LED e que a chave virtual (no chaveiro, relógio ou celular) faz até o carro dar um “oi” ao você se aproximar.

E, para que você possa sonhar colorido, informo que o carro está disponível com nove opções de cores para o exterior – Branco Alpino, Carbon Black, Preto Safira, Prata Caxemira, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Azul Ridge Montanha, Cinza Tempestade Baía e Vermelho Aventurine – e três padrões de acabamento para o interior – Sensatec Oyster, Sensatec Mocha, Sensatec Preto, Couro Amido e Couro Castanea.

Mais detalhes, em matérias próximas – incluindo, quem sabe, um bom test-drive.

About Author

Deixe um comentário...