“Crítica de governadores a decreto de Lula sobre força policial é demagogia”, diz petista

0
VIATURA

© Viatura/PM

Um dos principais formuladores do tema da segurança pública no PT, o sociólogo Benedito Mariano diz que são demagógicas as críticas de governadores de direita ao decreto do governo Lula que normatiza o uso de força pelas polícias.

A medida foi atacada pelo goiano Ronaldo Caiado (União Brasil), que se apresenta como pré-candidato a presidente da República, e pelo fluminense Cláudio Castro (PL).

“A crítica dos governadores Caiado e Cláudio Castro contra o decreto que regula o uso da força por policiais é pura demagogia. Caiado criou uma ‘ilha da fantasia’ de que não há crime organizado no seu estado e Castro deveria se preocupar com o crescimento das milícias no Rio de Janeiro”, diz Mariano.

Ex-ouvidor das polícias do estado de São Paulo, ele foi um dos coordenadores do programa de governo de Lula na campanha de 2022.

Defensor do decreto, o sociólogo viu com preocupação o fato de um policial rodoviário federal ter disparado tiros contra uma família no Rio de Janeiro na véspera do Natal. Uma das balas atingiu uma mulher na cabeça.

Para Mariano, o caso apenas reforça a necessidade de se regular o uso da força policial.

“É uma ocorrência absurda, desastrosa que culminou com uma jovem em estado grave por disparos de arma de fogo. Se não houver uma mudança de postura na PRF, ela será a primeira instituição policial a desacreditar o decreto importantíssimo do presidente da República”, afirmou.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...