Ipespe: Lula tem 53% e Bolsonaro, 47% dos votos válidos no 2º turno

Bolsonaro e Lula. Foto: Modalmais/Futura Fotos: Isac Nóbrega/PR e Ricardo Stuckert

Por Mariana Costa

Pesquisa do Instituto Ipespe divulgada na sexta-feira (14/10) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% das intenções de voto na disputa de segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que marcou 47%. Este é o cenário estimulado e com votos válidos, quando eleitores indecisos e votos em branco e nulos não são considerados.

Esta é a segunda pesquisa Ipespe feita após o primeiro turno. Na primeira, divulgada em 11 de outubro, Lula veio com 54% dos votos válidos (excluídos nulos e em branco), e Bolsonaro, 46%.

Considerados os votos totais, o atual levantamento do Ipespe indica Lula com 49% (50% na anterior) e Bolsonaro, 43% (43% na anterior). Brancos e nulos foram 4%. Também 4% não souberam ou não responderam. Tanto nos números referentes a votos válidos quanto no cenário geral, os dois candidatos variaram na margem de erro.

Espontânea

Na versão espontânea, quando os entrevistados não recebem a lista de candidatos, Lula tem 46% (na anterior era 47%) das intenções de voto, e Bolsonaro, 41% (na última era 42%). Brancos e nulos somam 6%; e 6% não souberam responder.

Com um índice de confiança de 95,5%, a pesquisa Ipespe foi encomendada pela Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel) e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07942/2022. Foram ouvidas 2 mil pessoas em entrevistas telefônicas. A margem de erro indicada pelo instituto é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Deixe um comentário...