João Pessoa é 3º destino mais procurado para férias internacionais, diz presidente da PBTUR

0
praia

Orla de João Pessoa — Foto: Paulo Cavalcanti/Arquivo Pessoal

No sábado (9), o programa Tambaú Debate entrevistou o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur)Ferdinando Lucena, sobre os recentes avanços do turismo no estado. Lucena destacou que o crescimento do setor é resultado de uma série de esforços coordenados entre o Governo da Paraíba, a Secretaria de Estado do Turismo, a PBTur, prefeituras regionais e o trade turístico local, além de investimentos da iniciativa privada.

João Pessoa, a capital do estado, foi recentemente apontada como o terceiro destino mais procurado para férias internacionais em um ranking divulgado por grandes plataformas de turismo como Booking e Expedia. Lucena comemorou o reconhecimento e afirmou que João Pessoa tem sido cada vez mais destacada como um local com experiências autênticas que atraem turistas de todo o mundo. A cidade, considerada o portão de entrada para o estado, não só recebe turistas para explorar suas belezas naturais e culturais, mas também para visitar o litoral norte, o litoral sul e o interior da Paraíba.

Lucena ressaltou o impacto econômico significativo do turismo, que tem gerado empregos e movimentado o comércio local, especialmente com o crescimento do parque hoteleiro. A cidade de João Pessoa, por exemplo, está prestes a receber 11.000 novos leitos de hotéis, um reflexo do aumento da demanda. Ele também destacou o turismo sustentável, com foco em atrativos como as piscinas naturais, o clima favorável e a gastronomia local.

Em relação à infraestrutura, o governo do estado tem investido em novos acessos e em roteiros turísticos, como a Rota dos Engenhos, que tem atraído turistas para o interior da Paraíba, principalmente para as regiões do Brejo e Cariri. A qualidade da gastronomia e a produção das premiadas cachaças paraibanas são outros atrativos que têm conquistado visitantes de outras regiões do Brasil, como Sul e Sudeste.

O investimento no turismo também tem gerado resultado positivo no mercado de viagens. A PBTur, em parceria com grandes operadoras de turismo, tem impulsionado o setor com ações de promoção e divulgação, o que tem contribuído para a Paraíba superar, em 2023, os indicadores de 2019, um desempenho histórico.

Lucena finalizou destacando que o governo estadual e a iniciativa privada têm trabalhado juntos para transformar a Paraíba em um destino turístico de excelência, preparado para receber turistas de todo o mundo, e que a temporada de 2023 para 2024 foi um reflexo desse sucesso, com o estado atingindo uma taxa de ocupação hoteleira superior a 97%. O presidente da PBTur concluiu, ainda, que o setor de turismo continua sendo uma indústria sustentável, que gera empregorenda e desenvolvimento para a economia local.

por t5

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...