Jornalista e escritor paraibano, Carlos Aranha morre aos 78 anos
O jornalista e escritor Carlos Aranha morreu na segunda-feira (11), aos 78 anos de idade, em João Pessoa. Carlos Aranha, que era membro da Academia Paraibana de Letras (APL), teve o corpo velado durante a tarde da segunda-feira (11), na sede da APL.
A causa da morte de Carlos Aranha não foi divulgada. O corpo do jornalista vai se enterrado no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa, na manhã desta terça-feira (12).
Biografia
Natural de João Pessoa, Carlos Antônio Aranha de Macêdo nasceu em 18 de março de 1946. Carlos Antônio Aranha era considerado um multiartista, tendo colaborado em áreas como artes cênicas, cineasta e musicista.
Durante sua carreira, o jornalista também ocupou o cargo de presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API) e foi um dos coordenadores na Paraíba do Movimento das Diretas Já. Durante muitos anos, também foi editor de Cultura dos principais jornais paraibanos.
Como jornalista, se destacou também como cronista, crítico literário e crítico musical. Tomou posse na Academia Paraibana de Letras em 2009, em uma solenidade ocorrida no Teatro Santa Roza.
A Associação Paraibana de Imprensa divulgou um nota lamentando a morte de Carlos Aranha. “Sua trajetória foi marcada pela defesa intransigente da liberdade de expressão e pelo compromisso com a democracia […] Sua partida deixa um vazio imenso no jornalismo e na cultura paraibana”, afirmou a API.