Lula embarca para Argentina e Alckmin assume como presidente interino

Geraldo Alckmin. Foto: Rafaela Felicciano

Por Deborah Hana Cardoso

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicou neste domingo (22/1) que durante sua viagem à Argentina e Uruguai, quem assumirá o comando do Palácio do Planalto é o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB).

É a primeira vez que o ex-governador de São Paulo assume o Palácio do Planalto. Ele será presidente em exercício por três dias. Lula retorna na quarta-feira (25/1).

Essa é a primeira viagem de Lula ao exterior neste terceiro mandato. O objetivo é retomar as relações do país com os membros do Mercosul, enfraquecidas pelo governo de Jair Bolsonaro. No roteiro, estão previstas visitas oficiais de Lula ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, e também ao presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou.

“Para nossa vizinha Argentina, encontrar o amigo Alberto Fernández. Depois visito o Uruguai”, afirmou em suas redes sociais.

Nos três dias em que ficará como presidente interino, Alckmin despachará no gabinete de Lula, no terceiro andar do Palácio do Planalto.

 

Deixe um comentário...