Lula lamenta morte de Domenico de Masi e relembra visita em prisão de Curitiba

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o programa "Conversa com o Presidente", na terça-feira (4). Foto: Lula
O presidente Lula emitiu nota, no sábado (9), em que lamenta a morte de Domenico de Masi. O petista relembrou visita que recebeu do sociólogo quando preso em Curitiba.
“De Masi sempre foi muito atento e carinhoso com o Brasil, sempre visitando o país e sem nenhum medo de se posicionar, mesmo nos momentos mais difíceis”, disse.
“Serei eternamente grato pela visita que fez quando eu estava preso em Curitiba. Fiquei feliz em poder reencontrá-lo na sua querida Itália”, completou.
Lula se disse triste e surpreso com o falecimento, já que encontrara o sociólogo há menos de três meses em Roma, “animado, com análises inteligentes e cheio de ideias e planos”.
“Intelectual incansável e homem público apaixonado, sempre foi um defensor das causas sociais, do avanço das conquistas humanas e de um mundo mais justo e solidário”, disse ainda.
O italiano Domenico De Masi morreu aos 85 anos. Ele foi criador do termo “ócio criativo” e defendia que o cérebro não pode ser forçado a produzir quando já está saturado de informações.
Domenico foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza, de Roma.
O italiano era professor universitário, consultor de empresas, escritor e palestrante e ganhou notoriedade pelo conceito do “ócio criativo”.
Publicado por Danilo Moliterno.