Moraes diz que Lula escolheu Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares para o TSE

Lula e Alexandre de Moraes durante encontro no TSE. Foto: Divulgação / TSE / Antonio Augusto
Por Douglas Porto
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou na quarta-feira (24), durante sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nomeou Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares para a Corte Eleitoral.
“O presidente da República já nomeou os dois juízes para o Tribunal Superior Eleitoral: Floriano de Azevedo Marques Neto, na vaga decorrente do término do segundo mandato do ex-juiz Sérgio Silveira Banhos, e nomeou o professor André Ramos Tavares, na vaga de primeiro mandato do professor Carlos Bastide Horbach”, pronunciou Moraes.
A definição ganhou importância porque será com essa nova composição que o TSE deverá julgar uma das ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que poderá deixá-lo inelegível por oito anos.
André Tavares atualmente é um dos ministros substitutos do TSE. Floriano de Azevedo Marques é diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP).
Também foram nomeados pelo STF para a vaga do TSE as advogadas Daniela Borges e Edilene Lobo.
As duas vagas na Corte eleitoral foram abertas com a saída dos ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach, em 17 e 18 de maio, respectivamente. Eles integravam as vagas destinadas aos juristas.
Banhos encerrou seus dois biênios integrando o TSE e não poderia mais ser reconduzido. Já Horbach ainda poderia pleitear a continuidade por mais dois anos, mas optou por desistir da possibilidade de recondução.
Ele disse que sua atuação no TSE causou prejuízo a projetos pessoais e profissionais.