Morre professor José Loureiro Lopes, ex-reitor do Unipê e membro da Academia Paraibana de Letras
Morreu no sábado (28), em João Pessoa, o professor José Loureiro Lopes, ex-reitor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e membro da Academia Paraibana de Letras.
Loureiro Lopes, natural de Piancó, ocupou diversos cargos importantes ao longo de sua trajetória profissional, incluindo o de secretário de Educação do Estado da Paraíba e Conselheiro Nacional da Educação.
Ordenado sacerdote em 1965, foi o 4º pároco da Catedral Nossa Senhora da Piedade de Cajazeiras, onde também exerceu o cargo de diretor da Rádio Alto Piranhas. Posteriormente, ele deixou o ministério sacerdotal e passou a dedicar-se à educação, destacando-se como co-fundador e reitor do Unipê.
José Loureiro Lopes era reconhecido por sua contribuição à educação, sendo referência nacional na área. Em nota nas redes sociais, seu sobrinho Thiago Pacheco expressou sentimentos de tristeza pela perda e gratidão pelo legado deixado por Loureiro.
“Hoje, nossa família amanheceu vazia… Tio Loureiro descansou. A tristeza é grande, pois é natural querermos ter por perto todos aqueles que nós amamos, eternamente. No entanto, a gratidão é gigante. Gratidão por tudo que ele fez, por tantas vidas e famílias que ele ajudou“.
Além de sua atuação no setor educacional, Loureiro Lopes também integrou a Academia Paraibana de Letras, consolidando sua influência no cenário cultural e intelectual da Paraíba.