Morte de Pelé: relembre a rivalidade do Rei do Futebol com Maradona

0

Pelé e Maradona. Foto: Reprodução

Por Gabriel Lima

Edson Arantes do Nascimento, Pelé, morreu na quinta-feira (29/12), após complicações por conta de um câncer no cólon. Conhecido como o melhor jogador da história do futebol, o Rei conviveu com inúmeras comparações com Diego Armando Maradona, astro argentino e que faleceu em novembro de 2020.

Após a morte de Pelé, agora resta ao mundo da bola, a lembrança de dois dos maiores nomes do futebol mundial. Confira, a seguir, comparações das carreiras nas seleção e nos clubes dos gênios do esporte:

Copas do Mundo

Pelé conquistou três Mundiais com a camisa do Brasil. O Rei levantou os canecos em 1958, 1962 e 1970. Além de ser fundamental na conquista das três taças, Pelé tinha uma trupe de craques que o ajudaram: nomes como Garrincha, Jairzinho, Tostão e Rivelino auxiliaram o Rei a colocar três estrelas na camisa canarinho.

Na primeira conquista do torneio mais importante do mundo, o Rei tinha apenas 17 anos e 249 dias. Naquela ocasião, o craque marcou dois tentos na final contra a Suécia, na goleada por 5 x 2, e foi um dos protagonistas na conquista do primeiro título brasileiro.

Já os argentinos defendem que Maradona conquistou praticamente sozinho a Copa de 1986 no México. O camisa 10 enfileirou gigantes do futebol na campanha quase perfeita de seis vitórias em sete jogos e elevou o nome da Argentina no cenário mundial.

Durante a conquista, o argentino fez uma das grandes exibições da competição durante uma partida contra a Inglaterra. Foi, neste jogo, em que o El Pibe marcou o mundo do futebol com o gol de mão, que foi apelidado pelo próprio de “la mano de Diós (a mão de Deus)”.

O camisa 10 ainda balançou as redes após driblar inúmeros adversários, em um tento é considerado um dos mais bonitos da Copa do Mundo até os dias de hoje.

O Rei marcou 77 gols em 92 partidas oficiais pela Seleção. Já Maradona fez 34 gols em 91 compromissos com a Argentina.

Clubes

Pelé defendeu apenas dois times na carreira: o Santos e o Cosmos FC, momentos antes de se aposentar. O Rei foi campeão brasileiro, da Libertadores, além de inúmeros títulos com a camisa do time brasileiro.

Maradona defendeu Boca Juniors, Barcelona, Napoli, Newell’s Old Boys e encerrou a carreira no Boca. Ao longo da carreira, Maradona conquistou um campeonato argentino com o Boca. Conquistou títulos com na Espanha, com o Barcelona, como Copa do Rei e o campeonato espanhol em 1983. Com o Napoli ganhou duas vezes o campeonato italiano, em em 1986 e 1989.

O número de gols de Pelé divergem a depender da fonte, por conta dos amistosos daquela época, que eram muito comuns. Entretanto, o craque tem, registrado no livro dos recordes, 1283. Já Maradona, conta com 345 tentos em toda a sua carreira.

 

About Author

Deixe um comentário...