Nasa e Itália lançam satélite para estudar objetos exóticos

0

Lançamento do satélite Ixpe em Cabo Canaveral, na Flórida. Foto: EPA / Ansa - Brasil

ROMA, 9 DEZ (ANSA) – A Nasa e a Agência Espacial Italiana (ASI) lançaram nesta quinta-feira (9) um satélite para estudar os objetos e eventos mais exóticos e extremos do universo, como buracos negros supermassivos, estrelas de nêutron e supernovas.

Chamado Ixpe, sigla em inglês para “Explorador para Imageamento por Polarimetria de Raios X”, o satélite foi lançado em um foguete Falcon 9, da Space X, a partir do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.

O Ixpe é equipado com três telescópios de raios X projetados e construídos na Itália, com o objetivo de entender como a radiação emitida por objetos cósmicos ainda pouco compreendidos, como buracos negros e estrelas de nêutrons, é polarizada, ou seja, como vibra em determinada direção.

Isso ajudará a entender melhor o ambiente extremo no qual esses objetos são gerados. A missão custou cerca de 180 milhões de euros, sendo que a Itália contribuiu com 20 milhões, e seu primeiro alvo será a Nebulosa de Caranguejo, que é remanescente de uma supernova, ou seja, de uma explosão estelar.

“O Ixpe vai observar o universo sob uma nova luz, literalmente”, afirmou Antonio Zoccoli, presidente do Instituto Nacional de Física Nuclear da Itália (INFN), que participa do projeto.

(ANSA).

About Author

Deixe um comentário...