Oncologista indica 10 hábitos que ajudam a prevenir o câncer

Foto: Ascom-UFCG/Divulgação

Por Eline Sandes

O câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil, responsável por 15,6% de todos os óbitos que acontecem anualmente no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que mais de 700 mil brasileiros sejam diagnosticados com algum tipo da doença em 2023.

Para chamar atenção para os números e alertar sobre o câncer, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Câncer, que é lembrado no dia 27/11.

A médica oncologista Káthia Abdalla, do Austa Hospital, em São Paulo, explica que é possível prevenir o câncer com pequenas mudanças na rotina. Ela aponta que até 40% dos casos e metade das mortes causadas pela doença são consequências de hábitos de vida que podem ser alterados.

“Grande parte das pessoas têm câncer devido à maior exposição aos fatores de risco, como o cigarro, alimentação inadequada e o abuso do álcool. Por outro lado, quem segue uma vida mais saudável consegue se prevenir e diminuir os riscos de ter a doença”, ressalta a médica.

Ela indica 10 hábitos e atitudes que ajudam muito na prevenção ao câncer:

  1. Não fume;
  2. Não abuse de bebidas alcoólicas;
  3. Evite o consumo excessivo de açúcares, gorduras, carne vermelha, de porco e alimentos processados;
  4. Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes;
  5. Proteja-se do sol, usando filtro solar e evitando a exposição entre 10h e 16h;
  6. Pratique atividades físicas todos os dias;
  7. Mantenha-se atento à saúde e realize autoexames periodicamente;
  8. Faça um check up médico anual;
  9. Mantenha hábitos de sexo seguro, pois o uso de preservativo é fundamental na prevenção do câncer de colo de útero e outros tipos da doença;
  10. Proteja-se contra a hepatite, uma das principais causas do câncer do fígado.

Deixe um comentário...