Lula. Foto: Reprodução

Por ANDERSON SCARDOELLI

As viagens presidenciais internacionais de Lula sequer estão perto de acabar. Depois de ter visitado oito países — em apenas cinco meses de mandato –, o petista tem mais três destinos na lista: Vaticano, França e Emirados Árabes Unidos.

Segundo a agência de notícias AFP, Lula deve se reunir com o papa Francisco em 21 de junho, no Vaticano. O petista ainda avalia uma viagem para Paris, na França, onde se encontrará com o presidente do país, Emmanuel Macron.

O chefe do Executivo deve participar da “Cúpula por um novo pacto financeiro mundial” — que acontece entre 22 e 23 de junho. Contudo, o encontro com o Papa não foi confirmado oficialmente.

Na quarta-feira 31, Lula conversou com o pontífice por telefone. Conforme o Planalto, o presidente convidou o papa para visitar o Brasil.

Já o terceiro destino do petista está previsto para acontecer entre 30 de novembro e 12 de dezembro. Trata-se da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, que será realizada na cidade de Dubai.

Na sexta-feira 2, Lula usou as redes sociais para confirmar sua ida ao evento. Essa não é a primeira viagem dele para o país. Em abril, Lula jantou com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan no palácio presidencial de Abu Dhabi. Janja o acompanhou na viagem.

O nome de Janja não está confirmado em nenhum dos três novos roteiros. A primeira-dama, no entanto, acompanhou o presidente na maioria das viagens internacionais desde que ele assumiu o mandato.

About Author

Deixe um comentário...