Partido Comunista Chinês não terá nenhuma mulher na cúpula do governo pela primeira vez em 20 anos

0

Sun Chunlan era a única mulher a ocupar o Politburo — Foto: Reprodução/Governo do Chile

Por Bruna Miato

O Partido Comunista Chinês deixou de ter uma mulher ocupando um de seus cargos de liderança pela primeira vez em 20 anos. Sun Chunlan, vice-primeira-ministra da China foi retirada do cargo aos 72 anos no 20° Congresso do partido, que acabou no sábado (22).

Segundo o governo chinês, a idade limite para participar da cúpula é de 65 anos para membros do Comitê Central do Politburo e de 68 para membros do Comitê Permanente do Politburo (um grupo do governo que fica logo abaixo do líder do partido). Por esse motivo, outros integrantes também foram retirados de seus cargos no Congresso, entre eles o ex primeiro-ministro Li Keqiang.

Sun assumiu o cargo de primeira-ministra em 2018. Antes disso, foi chefe do partido em Dalian e, entre 2009 e 2014, atuou como secretária do partido nas províncias de Fujian e Tianjin, o que a tornou a segunda mulher a ocupar um cargo de chefia do partido em nível provincial na história do Partido Comunista.

Abaixo da cúpula do governo, formado pelo Comitê Permanente do Politburo e do Comitê Central do Politburo, existe um terceiro grupo, chamado simplesmente de Comitê Central, que terá 11 mulheres entre os 204 membros escolhidos para um mandato de cinco anos.

Desde 1949, quando o partido foi criado, somente oito mulheres ocuparam o Comitê Central do Politburo – que elege seus membros a cada cinco anos. Nenhuma mulher, até aqui, chegou a ocupar uma cadeira no Comitê Permanente do partido.

Inicialmente foi reportado que essa seria a primeira vez em 25 anos que uma mulher não ocupava o uma cadeira no Comitê Central do Politburo. No entanto, pelo menos uma mulher ocupou fazia parte desde 1997, o que resulta na verdade em 20 anos. Em uma situação rara, em 2012, duas mulheres estiveram neste comitê.

Novas lideranças do Partido Comunista Chinês

No Congresso, o atual presidente chinês Xi Jinping foi reeleito secretário-geral do Partido Comunista. Este é o terceiro mandato seguido do político, o que consolida seu poder na liderança do país asiático.

Xi também foi reeleito como líder do exército, além da presidência – posição que está prestes a iniciar um terceiro mandato histórico, tornando-se o líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-tung.

Além de Xi, fazem parte do Comitê Permanente do Politburo Li Qiang, Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi, Ding Xuexiang e Li Xi.

Durante discurso, Xi anunciou Li Qiang, um ex-secretário do partido em Xangai, como o “membro nº 2” e Zhao Leji, que já era membro do comitê anterior, foi promovido ao “nº 3”. Desde 1990, o membro n° 2 do comitê assume o cargo de primeiro-ministro, enquanto o n° 3 lidera a legislatura.

Também foram eleitos os novos integrantes do Comitê Central. Além de Xi Jinping e os outros integrantes do Comitê Permanente, fazem parte do Comitê Central: Ma Xingrui, Wang Yi, Yin Li, Shi Taifeng, Liu Guozhong, , Li Ganjie, Li Shulei, Li Hongzhong, He Weidong, He Lifeng, Zhang Youxia, Zhang Guoqing, Chen Wenqing, Chen Jining, Chen Miner, Yuan Jiajun e Huang Kunming.

About Author

Deixe um comentário...