Preço alto leva 85% a economizarem energia no Brasil

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Por Carlos Rydlewski

Em um ano, 85% dos consumidores passaram a economizar energia elétrica por conta do peso que a conta de luz passou a exercer no orçamento doméstico. A informação consta da pesquisa “Percepções sobre o Setor Elétrico”, feita pelo DataFolha, em julho deste ano, para a Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel).

O levantamento foi realizado com 2.088 pessoas em 130 municípios nas cinco regiões do país. Ele indica ainda que 72% dos entrevistados deixaram de comprar algum item de consumo para pagar a conta de luz, considerada por 67% como o gasto mensal mais salgado.

A sondagem foi concluída em julho, mas a Abraceel informou que decidiu não divulgá-la na ocasião para evitar um possível uso eleitoral dos dados. A entidade tem 102 empresas associadas e reivindica a abertura do mercado no país, de forma que o consumidor possa escolher de qual empresa deseja comprar energia.

Dados da Abracel indicam que, entre 2015 e 2021, a tarifa da energia elétrica residencial teve um aumento de 114% no Brasil No mesmo período, o IPCA, o índice oficial de inflação, registrou elevação de 48%.

Deixe um comentário...