Prefeito Cícero Lucena entrega mais de mil instrumentos musicais para escolas de João Pessoa e destaca incentivo aos projetos educacionais

0

Prefeito Cícero Lucena entrega mais de mil instrumentos musicais para escolas de João Pessoa e destaca incentivo aos projetos educacionais

Um instrumento musical nas mãos de uma criança é um mundo de possibilidades. A importância cultural, educacional e emocional são imensuráveis. Em João Pessoa, a Prefeitura acredita nesse valor, tanto que, na sexta-feira (14), o prefeito Cícero Lucena fez a entrega de mil instrumentos novos, de um total de 5 mil itens que foram adquiridos para 54 bandas marciais da Rede Municipal de Ensino.

Durante solenidade, na Escola Índio Piragibe, em Mangabeira, Cícero Lucena destacou o impacto dessa aquisição. – a maior já realizada na Prefeitura da Capital – que se soma a investimentos em robótica, salas tecnológicas – Google e Make – além de incentivo a projetos como balé Bolshoi, de programação (Code) e eventos culturais, como festivais de música, dança e projetos esportivos nas escolas da Capital.

“Essa energia, a felicidade, o ganho que nós temos, não só na oportunidade de descobrir talentos musicais nas nossas escolas, como também a alegria que a música faz com a gente, além de ter o compromisso renovado de fazer esse fornecimento e equipamento para as nossas escolas, para as bandas marciais. Mas, quando descobrir o talento, nós vamos inclusive inserir agora banda de rock, ou outras bandas de forró, banda de escola de samba, para que cada vez mais a música alimente aos nossos jovens, as nossas crianças da Rede Municipal”, afirmou o prefeito.

 

Foram entregues instrumentos de percussão como caixa, bumbo e prato, e metais como trompete, trombone e tuba, além de acessórios. A aquisição irá ajudar no trabalho do ensino aprendizagem dos alunos, os estimulando mais ainda no campo da cultura e da arte. Os professores terão materiais adequados e renovados para ministrar as aulas.

 

A secretária municipal de Educação e Cultura, América Castro, adiantou que novos deverão ser adquiridos, através de um processo licitatório em curso, para contemplar toda a Rede Municipal de Ensino. “Todas as escolas recebem o mesmo instrumento, os mesmos equipamentos, para que possam abrilhantar ainda mais ainda o dia a dia dessa meninada. E o melhor de tudo, é que também a gente consegue uma melhoria na aprendizagem desses meninos. Para que eles sigam mais disciplinados, na sua maioria, eles aprendem a ler mais rápido, porque eles estão direcionados. São 19 anos, eu vi lá nos documentos da Prefeitura, sem receber nada, eram os alunos mesmos que iam buscar, arrumavam um jeito, mas agora é diferente”, afirmou América Castro.

O diretor da Seção de Bandas da Sedec, Rômulo Albuquerque, lembrou que foi aluno na Rede Municipal, depois professor, para poder ver uma aquisição de instrumentos desse porte, que irão ampliar as possibilidades de alunos e professores. “Esse é um momento ímpar na Prefeitura de João Pessoa, a aquisição dos instrumentos, do melhoramento, na capacitação dos professores, do melhoramento do ensino, de um material adequado para os alunos. Eu passei por todos esses professores, sei do quanto esses instrumentos farão a diferença na vida deles”, enfatizou.

Texto: Max Oliveira
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Sérgio Lucena

About Author

Deixe um comentário...