Primeira-dama da Paraíba prestigia o Salão do Artesanato de SP
O talento dos artesãos paraibanos mais uma vez conquistou o Brasil. Nessa quarta-feira (28), a primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, prestigiou a abertura da 18ª edição do Salão do Artesanato de São Paulo, onde dez representantes do estado expõem suas criações.
O evento, que ocorre até domingo (1º) no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, reúne o que há de melhor na produção artesanal brasileira. Com o tema ‘A Arte Fora de Série‘, o salão é uma vitrine para os artesãos mostrarem seus trabalhos e conquistarem novos clientes.
A participação dos artesãos paraibanos no evento é fruto de um trabalho conjunto entre o Governo do Estado e o Programa do Artesanato Paraibano (PAP). A primeira-dama, Ana Maria Lins, destacou o apoio dado ao setor e a importância do artesanato para a geração de renda e a preservação da cultura.
“É uma alegria muito grande estarmos aqui, com a equipe do PAP, acompanhando nossos artesãos e artesãs e vendo neles a expectativa de bons negócios, com vendas e também encomendas. Quero agradecer a todos que tornaram esse momento possível, mais um grande momento na história do artesanato paraibano, inclusive às Prefeituras de municípios como Araruna e Barra de Santa Rosa”, afirmou a primeira-dama.
O governador João Azevêdo também celebrou a participação dos paraibanos no evento, ressaltando o potencial criativo e econômico do artesanato local.
O ministro das Micro e Pequenas Empresas, Márcio França, por sua vez, elogiou a gestão do governo paraibano e a importância de eventos como o Salão do Artesanato para a geração de renda dos artesãos.
“Essas feiras dão a oportunidade de as pessoas divulgarem o seu trabalho e, ao mesmo tempo, venderem seus produtos, porque muitas pessoas dependem dessas feiras. Essa de São Paulo, por exemplo, costuma vender dez vezes mais do que as outras. Então, para os artesãos, é uma oportunidade única. E, na Paraíba, a gente tem essa vantagem de o governador João Azevêdo e a esposa trabalharem muito pelo artesanato, ajudando muito no deslocamento, nos eventos”, comentou o ministro.
Oportunidade para crescer e divulgar o trabalho
Para os artesãos paraibanos, a participação no Salão de São Paulo representa uma grande oportunidade de crescimento e divulgação de seus trabalhos. Ivânia Barreto, artesã que trabalha com couro, agradeceu ao PAP pelas oportunidades e afirmou que o salão foi fundamental para o desenvolvimento de seu negócio.
Luciana Silva, da Associação do Cuiuiu, de Barra de Santa Rosa, celebrou a primeira participação da associação no evento e destacou o aumento do número de seguidores nas redes sociais após a divulgação de seus trabalhos.
Resultados concretos
A participação dos artesãos paraibanos no Salão do Artesanato de São Paulo tem gerado resultados concretos. Além da geração de renda, o evento contribui para a divulgação do artesanato paraibano e para a valorização da cultura local. O artesanato paraibano, inclusive, já recebeu o selo de “Excelência” da Unesco por aliar inovação, preservação e sustentabilidade.
Presença marcante
Com a participação de artesãos de 22 estados, a presença dos paraibanos no salão é ainda mais marcante. As oito tipologias apresentadas pelos artesãos paraibanos – bordado, couro, crochê, fibras, macramê, madeira, renda e tecelagem – demonstram a diversidade e a riqueza da produção artesanal do estado.
Simplywall There is definately a lot to find out about this subject. I like all the points you made