Quem são os secretários anunciados por João Azevêdo para o segundo mandato

João Azevêdo (PSB) - Foto reprodução

João Azevêdo (PSB) é o atual governador da Paraíba, presidente do Consórcio Nordeste, e neste ano começa seu segundo mandato à frente do poder executivo estadual. Ele optou por definir os auxliares após a posse, e desde segunda-feira (16) anuncia os nomes que irão compor o secretariado em seu segundo mandato.

Confira abaixo quem já foi confirmado como secretário ou secretária para a atual gestão.

Novos secretários

Pollyanna Dutra – Secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba

Pollyanna Dutra, deputada estadual da Paraíba — Foto: Edcarlos Santana / Assessoria

Pollyanna Dutra (PSB) foi prefeita da cidade de Pombal entre 2008 de 2016. Em 2018, foi eleita deputada estadual, cargo que exerce atualmente. Concorreu para o Senado na chapa do governador em 2022. Ela é médica veterinária pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e gestora pública pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Tibério Limeira – Secretário de Administração

Tibério Limeira,  na Câmara de Vereadores de João Pessoa — Foto: Olenildo Nascimento / CMJP

Tibério Limeira é formado em contabilidade pela UFPB e já foi Secretário Executivo do Orçamento Democrático de João Pessoa (2010-2012); Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (2012-2016); e Secretário Executivo de Empreendedorismo (2015-2016).

Em 2016, lançou-se candidato e foi eleito vereador da cidade de João Pessoa. Três anos depois, licenciou-se da função de vereador para assumir o cargo de Secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, cargo que exercia até então.

Frei Anastácio – Secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido

Frei Anastácio, deputado federal pelo PT — Foto: Agência Câmara/Divulgação

Frei Anastácio (PT) está no final do mandato como deputado federal. O político também já foi deputado estadual, eleito duas vezes.

O deputado ajudou a fundar a Comissão Pastoral da Terra (CPT) nos anos 70 e é conhecido por sua trajetória política dentro dos movimentos de trabalhadores rurais, defendo pautas como a reforma agrária e a agricultura familiar.

Rafaela Camaraense – Secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade

Rafaela Camarense  — Foto: Reprodução/Redes sociais

Rafaela Camaraense (PSB) é ex-secretária de juventude da Paraíba e ex-vereadora da sua cidade Natal, Cuité. Tem sua formação em Gestão Pública e Direito. Em 2018, candidatou-se a Deputada Estadual, ficando na primeira suplência de deputado estadual da coligação. Em 2022, assumiu o mandato de Deputada Estadual na Assembleia Legislativa e foi candidata a Deputada Federal.

Sobre o anúncio da sua secretaria, ela afirmou que vai se dedicar incansavelmente. “Temas tão importantes precisam ser tratados com prioridade e é justamente assim que o governador tem demonstrado fazer”, disse em uma rede social.

Jhony Bezerra – Secretário de Saúde

Médico Jhony Bezerra atua como servidor da Secretaria de Estado da Saúde desde 2015 — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Jhony já integrava o quadro do secretariado do Governo Estadual desde março de 2022, quando assumiu o cargo de secretário executivo de gestão de rede de unidades de saúde que era de Daniel Beltrammi, nomeado para diretoria executiva da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).

Ele atua como servidor da Secretaria de Estado da Saúde desde 2015, tendo sido coordenador do Plano de Ação Covid-19 (PACOVID-19) do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

O novo secretário de saúde é graduado em medicina, pós-graduado em saúde da família, em endoscopia digestiva e em cirurgia do aparelho digestivo, além de ter um MBA em gestão em saúde.

Em março de 2021, assumiu a direção geral do Hospital das Clínicas de Campina Grande, onde permaneceu até ser nomeado para o cargo que atuava.

Márcio Roberto – Secretário de Articulação Política

Márcio Roberto (Republicanos), deputado eleito na Paraíba em 2022 — Foto: Reprodução/Instagram

Márcio Roberto (Republicanos) é ex-prefeito de São Bento, exerceu o cargo de deputado estadual entre 2007 e 2015 e foi eleito deputado estadual neste ano de 2022, com mais de 40 mil votos, e retornaria em 2023 para a Assembleia Legislativa da Paraíba. Mas ele acabou perdendo a vaga depois de ter seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por causa de irregularidades identificadas na época em que ele foi prefeito do município de São Bento.

Renato Feliciano – Secretário de Desenvolvimento e da Articulação Municipal

Renato Feliciano enquanto presidente da CTI — Foto: Fredson Navarro / G1

Filho da atual vice governadora, Lígia Feliciano, Renato Feliciano (PDT) já foi secretário de Turismo do Estado e também presidente do PDT na Paraíba. O político também já presidiu a Fundação Comissão de Turismo Integrado (CTI) do Nordeste.

Marques Júnior – Casa militar

Marques Júnior — Foto: Reprodução/Redes sociais

O tenente-coronel Marques Júnior já atuou como comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba.

Cargos mantidos

Deusdete Queiroga – Secretário de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos

Deusdete Queiroga Filho como secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente — Foto: Divulgação/Governo da Paraíba

Deusdete Queiroga já atuou como Superintendente da antiga STTrans, a atual Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP). Além disso, foi diretor de Operações da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur-JP) e presidente da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa).

No Governo do Estado, foi da Secretaria Executiva Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia até 2018, quando assumiu a titularidade da pasta.

Roberto Paulino – Secretário chefe de Governo

Roberto Paulino — Foto: Reprodução/Redes sociais

Roberto Paulino (MDB) foi vice-governador da Paraíba durante o segundo governo de José Maranhão. Em 2002, virou governador da Paraíba quando Maranhão renunciou o cargo para candidatar-se a senador.

O político também foi prefeito de Guarabira, sua cidade natal, por duas vezes, (1977-1983 e 1989-1992). Foi eleito deputado federal em 1994.

Ocupou o cargo de secretário chefe de Governo em 2021, nomeado por João Azevedo.

João Alves – Secretário da Administração Penitenciária

João Alves — Foto: Divulgação/Governo da Paraíba

João Alves é bacharel em Direito com especialização em Direito Penal, Processual Penal e em Inteligência Policial.

Ocupou cargos no Governo do Estado como delegado titular de delegacias especializadas, diretor de operações do DETRAN, gerente do Sistema Penitenciário, delegado geral da Polícia Civil, entre outros.

Ronaldo Guerra – Secretário chefe de gabinete do Governador

Ronaldo Guerra e João Azevêdo — Foto: Cidadania/Divulgação

Ronaldo Guerra é administrador e já foi secretário Municipal de Infraestrutura de João Pessoa, ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração e diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

Foi presidente estadual do Cidadania, partido que ele deixou em 2022.

Nonato Bandeira – Secretário de Comunicação Institucional

Nonato Bandeira — Foto: Divulgação/Governo do Estado

Nonato Bandeira é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) E já foi presidente da Associação Paraibana de Imprensa. Também ocupou a vice-prefeitura de João Pessoa, eleito em 2012.

Ele assumiu a Secretaria de Estado da Comunicação Institucional em 2019 e também já foi secretário de Comunicação e Chefe de Gabinete da Prefeitura de João Pessoa e do Governo da Paraíba.

Jean Francisco Nunes – Secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social

Jean Francisco Nunes, secretário de segurança pública da Paraíba — Foto: André Resende/G1

Jean Francisco Bezerra Nunes é formado em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior e delegado concursado de Polícia Civil da Paraíba desde 2004.

Ele é titular da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba desde 2019. Jean também já exerceu a função de titular da Delegacia de Vigilância Geral da Capital (DVG), titular da Delegacia de Roubos e Furto de Veículos e Cargas e titular do Grupo de Operações Especiais (GOE) e Gerente Executivo de Inteligência da Secretaria da Segurança e da Defesa Social e coordenador de Inteligência do Estado.

Sérgio Fonseca – Comando geral da Polícia Militar

Sérgio Fonseca  — Foto: Divulgação/Polícia Militar

O coronel Sérgio Fonseca de Souza ingressou na Polícia Militar do Estado da Paraíba no ano de 1996, exercendo os cargo de Coordenador de Policiamento de Unidade do 5º BPM, Subcomandante da 4ª Cia do 1º BPM, Chefe do Setor de Inteligência, Comandante da Companhia de Choque do 1º BPM, entre outros.

Foi Diretor da Penitenciária de Segurança Máxima “Romeu Gonçalves de Abrantes” (PB1 E PB2), da Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice e da Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, o Coronel Sérgio. Sérgio também foi gerente executivo do Sistema Penitenciário do Estado (Gesipe), por dois anos. E depois assumiu como titular da Secretária de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB).

Marcelo Araújo – Corpo de Bombeiros

Coronel Araújo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Atuando no Corpo de Bombeiros desde 1989, Marcelo Araújo já foi tenente, major, coronel e capitão. Também já exerceu os cargos de Comandante Geral, Comandante do 3º CRBM, Comandante do 5º BBM, Diretor de Pessoal, Coordenador Geral de Projetos Sociais e Comandante do 2º BBM.

Jair Carneiro – Corregedor Geral da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social

O coronel Jair Carneiro já foi comandante geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba.

Gilmar Martins – Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão

Gilmar Martins, secretário de Planejamento da Paraíba — Foto: Divulgação/Governo da Paraíba

Gilmar é graduado em Ciências Contábeis pelo IPÊ – Institutos Paraibanos de Educação. É auditor fiscal do Governo do Estado da Paraíba desde 1997 e Secretário-Chefe da Controladoria Geral do Estado da Paraíba desde 2016.

No Governo da Paraíba, já foi Secretário Executivo da Controladoria Geral do Estado da Paraíba (2015 a 2016) e atuou como secretário chefe da Controladoria Geral do Estado.

Marialvo Laureano – Secretário da Fazenda

Marialvo Laureano, secretário da Receita — Foto: José Marques / Secom-PB

Marialvo Laureano é engenheiro civil e auditor fiscal da Receita Federal. Atuou como chefe da Fiscalização da Delegacia da Receita Federal do Brasil, analista Tributário da Receita Federal, e auditor de Contas Públicas do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB).

Também já foi secretário da Receita Estadual (2011-2016), delegado da Receita Federal do Brasil em João Pessoa (2016-2018) e coordenador executivo do FPAT (Fórum Permanente de Administradores Tributários do Estado da Paraíba).

Zezinho do Botafogo – Secretário da Juventude, Esporte e Lazer

Zezinho Botafogo — Foto: Cisco Nobre/Globo Esporte

Zezinho Botafogo (Cidadania), é vereador de João Pessoa desde o ano de 2001 e já foi presidente do Botafogo da Paraíba.

Participou diretamente na fundação de importantes competições amadoras na Paraíba como a Copa de Seleção de Bairros e a Copa dos Campeões de Bairros de João Pessoa.

Lídia Moura – Secretária da Mulher e da Diversidade Humana

Lídia Moura — Foto: Reprodução/ Organização Campanha De Mulher

Lídia Moura é jornalista e graduanda de Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já foi secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de João Pessoa, secretária de Articulação Política da Prefeitura de Campina Grande e assessora técnica da prefeitura.

Além disso, foi chefe da Coordenadoria de Comunicação Social da cidade de Sobradinho (DF), coordenadora de Comunicação Social do Conselho Federal de Psicologia, chefe da Comunicação do Conselho Regional de Farmácia/DF e diretora do Instituto Brasileiro de Defesa dos Usuários de Medicamentos – IDUM.

Joaquim Hugo – Secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca

Joaquim Hugo — Foto: Reprodução/Redes sociais

Joaquim Hugo já foi prefeito de Riacho dos Cavalos, eleito por duas vezes (2013 – 2020).

Rosália Lucas – Secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico

Rosália Lucas — Foto: Reprodução/Redes sociais

Rosália Lucas é empresária do ramo de marketing e foi secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, cargo que deixou para assumir a pasta do Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado.

Deixe um comentário...