Senadores defendem 2º turno com 3 candidatos à Presidência
Proposta deve ser apresentada na próxima semana

Foto: Marcos Oliveira | Agência Senado
Um grupo de senadores deve apresentar, na próxima semana, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que três candidatos possam disputar o segundo turno das eleições presidenciais brasileiras.
O idealizador da proposta é o senador Marcelo Castro, do MDB, mas também conta com a participação da bancada do Podemos.
Segundo Castro, a PEC tem o objetivo de “diluir a polarização” política no país. O senador sugeriu que a medida seria importante para viabilizar uma terceira via na disputa entre Lula e Bolsonaro.
– Eu acredito que muitas pessoas optam por votar no Lula não porque seja lulista, mas porque é tão anti-bolsonarista que vê no Lula a pessoa capaz de derrotar Bolsonaro, e vice-versa. Com três candidatos em um segundo turno, a chance de outros nomes aumentaria – disse.
Castro argumenta que “muitos se encorajariam” a tornarem-se candidatos com a aprovação da medida, pois pensariam: “Não posso ser o primeiro ou o segundo, mas posso ser o terceiro e poderei virar o jogo no segundo turno”.
A PEC deve ser apresentada na próxima semana e será finalizada pela equipe do senador Oriovisto Guimarães. A medida seria válida apenas para as eleições presidenciais.
Mariana Ferrari